RCG

Sobre a Revista

Coisas do Gênero é um periódico eletrônico semestral do Núcleo de Pesquisa de Gênero e do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. A revista publica pesquisas científicas, relatos de experiências, resenhas e entrevistas inéditas escritas em português e espanhol e traduzidas de outros idiomas. Enfoca a produção em Estudos de Gênero, Feministas e de Diversidade Sexual nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais. Tem caráter interdisciplinar e inclui o entrecruzamento das questões de gênero e sexualidade com outros marcadores sociais como classe social, raça e etnia, geração, deficiência. Assume como foco principal a produção no âmbito da Teologia e das disciplinas que se ocupam com o estudo das religiões.

ISSN 2447-2654 / Qualis A2 (segundo Quadriênio 2017-2020)

Notícias

CONVOCATORIA ABIERTA: Dosier sobre Género, Migraciones e Interculturalidad

08-02-2024

La Revista recibe el envío de artículos para el Dosier Temático y también diversos artículos relacionados con estudios feministas en diálogo con la teología y la religión, así como relatos de experiencias, reseñas, entrevistas,
memorias, documentos y expresiones artísticas y culturales. La fecha límite para el envío de artículos es el 1 de junio de 2024, a través del Portal de la Revista.

Saiba mais sobre CONVOCATORIA ABIERTA: Dosier sobre Género, Migraciones e Interculturalidad

Edição Atual

v. 9 n. 2 (2023): Palavra que é Vida
					Visualizar v. 9 n. 2 (2023): Palavra que é Vida

Como (de)codificação simbólica e polissemia de sentidos, textos sagrados podem assumir o papel de “modelos de ação” no trânsito da produção, circulação e apropriação/rejeição de enunciações, atuando como meios vigorosos de intervenção e mobilização social, ajudando a construir, consolidar, legitimar ou mudar mentalidades, valores e comportamentos. Em especial, quando relacionados à questão de gênero, os textos sagrados e seus usos continuam tendo um papel fundamental na construção de estruturas de dominação. Porém, com a mesma força, podem proporcionar uma libertação ao fomentar a agência, o entendimento de estruturas e ancorar-se positivamente nos aspectos socioculturais e simbólicos, a fim de contribuir na construção de vida boa e justa. Este dossiê quer reunir pesquisas que abordem relações de gênero e literaturas sagradas, canônicas e extracanônicas, bem como suas instrumentalizações de perspectivas interdisciplinares (cultura, história, literatura, exegese, hermenêutica etc.).

Este Dossiê é organizado por: Dra. Carolina Bezerra de Souza (Faculdades EST/RS-Brasil), Dra. Ivoni Richter Reimer (PUC Goiás/GO-Brasil), Ma. Taiana Luisa Wisch (Faculdades EST/RS-Brasil) e Me. Flávio Augusto de Sousa Oliveira (PUC Goiás/GO-Brasil).

Publicado: 22-12-2023

Editorial

Memórias

Resenhas

Expressões artísticas e culturais

Ver Todas as Edições