O IMAGINÁRIO DA MULHER E O DRAGÃO EM APOCALIPSE DE JOÃO 12

HERMENÊUTICA ECOFEMINISTA E GÊNERO NA ARTE VISUAL DE WILLIAM BLAKE E J. BORGES

Autores

  • Flávio Augusto de Sousa Oliveira PUC Goiás

Palavras-chave:

Literatura, Imaginário, Ecofeminista, Gênero, Arte

Resumo

O artigo mergulha sobre os significados do imaginário da mulher colocada em oposição ao dragão apresentados a partir do Apocalipse de João 12, analisando a recepção deste imaginário em visualidades artísticas. Contrasta o imaginário das relações de poder entre o monstro-dragão e a mulher que resiste e reexiste em suas representações amplas e múltiplas diante do mal, quer sigamos o eixo teórico da exegese histórico-críticas ou pelas interpretações literária-criativas do imaginário. As imagens da cultura visual, seja ela imaginária ou concreta, representa todo o nosso arcabouço cultural, estando sujeitas a nossa hermenêutica, apresentando a estrutura patriquiriarcal estabelecida ou uma visão libertadora sobre a condição da mulher. Duas obras de arte são analisadas, destacando contrastes de imagens, gênero e poder: “O dragão vermelho e a mulher vestida de sol” na visão mística do inglês William Blake (1757-1827) e “A mulher e o dragão” do artista pernambucano J. Borges (1935- ). Vamos do método descritivo aliado a busca de significação e produção de sentidos das imagens, a uma perspectiva ecofeminista e de gênero, como chave para a compreensão da recepção do imaginário da mulher e o dragão em Apocalipse de João 12.

Biografia do Autor

Flávio Augusto de Sousa Oliveira, PUC Goiás

Doutorando e mestre em Ciências da Religião pela PUC Goiás. Bacharel e Especialista em História pela PUC Goiás. Bacharel em Teologia pelo STBNB-Recife/PE. Bolsista CAPES. Membro do grupo de pesquisa ReGePode (Religião, Gênero e Poder).

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

de Sousa Oliveira, F. A. (2023). O IMAGINÁRIO DA MULHER E O DRAGÃO EM APOCALIPSE DE JOÃO 12: HERMENÊUTICA ECOFEMINISTA E GÊNERO NA ARTE VISUAL DE WILLIAM BLAKE E J. BORGES. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 9(2), 89–109. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/2755