CAMINHOS DE TECLA

RECONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE MARCADA POR FÉ E AMOR, SOLIDÃO, AUTONOMIA E VIOLÊNCIAS

Autores

  • Ivoni Richter Reimer PUC Goiás

Palavras-chave:

Tecla, Atos Apócrifos, Literatura Sagrada, Abordagem Feminista, História de Mulheres

Resumo

Tema e objeto deste artigo são Tecla e os caminhos por ela construídos e percorridos nos Atos de Paulo e Tecla, em Icônio. Problema e objetivo é analisar qual é a questão central apresentada pela narrativa, que desemboca em conflitos, violências, separações e condenação. A hipótese é que o casamento patriarcal figura como eixo do problema, que aglutina em si também a hageia e a enkrateia, castidade e autodomínio. Em torno disso se compreende o conteúdo do anúncio de Paulo, a acolhida do mesmo por parte de Tecla e a ‘vergonha’ que isso suscita no noivo e na mãe de Tecla, Tamiris e Teóclia. É isso que faz com que ambos denunciem Paulo e Tecla às autoridades, e a condenação dela baseia nisso. A pesquisa bibliográfica em perspectiva feminista evidencia que os caminhos de Tecla, a partir do momento em que ela ouve Paulo a partir da janela da casa materna, são de espiritualidade, desobediência às normas dominantes, ousadia, paixão e amor, solidão e afeto, fé e perseverança, que a conduzem ao testemunho martirial durante o processo de sua prisão, inquirição e condenação. O salvamento por meio da misericordiosa ação de Deus atesta sua perseverança, e conduz para novos caminhos. Assim Tecla se tornou modelo de fé, afeição, perseverança e liderança até hoje.

Biografia do Autor

Ivoni Richter Reimer , PUC Goiás

Doutora em Ciências da Religião/Filosofia/Teologia pela Universität Kassel, com pós doutorado em Ciências Humanas (UFSC). Docente no PPG Ciências da Religião da PUC Goiás. Pesquisadora CNPq.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

Richter Reimer , I. . (2023). CAMINHOS DE TECLA: RECONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE MARCADA POR FÉ E AMOR, SOLIDÃO, AUTONOMIA E VIOLÊNCIAS . COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 9(2), 9–29. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/2747