ELEMENTOS DE PESQUISA COM MULHERES NO MINISTÉRIO RELIGIOSO

LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Rubens Ruprecht EST - IECLB
  • Rodolfo Gaede Neto EST - IECLB

Palavras-chave:

Pastoras IECLB, Teologia Ecofeminista, Cuidado, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Resumo

O artigo apresenta alguns elementos de pesquisa acerca da atuação de mulheres ministras ordenadas e sua introdução como ministras religiosas em comunidades e paróquias da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB .A metodologia usada foi baseada em Ganzevoort e constou de dois formulários de pesquisa com perguntas e três cartas-estímulo enviados por e-mail a todas as pastoras ordenadas da IECLB. A pesquisa pretendeu dar visibilidade à atuação das pastoras nos diferentes campos de trabalho e suas dinâmicas ali desenvolvidas. Os resultados foram computados a partir das temáticas presentes nas respostas, relacionando-as à epistemologia da Ecoteologia de Ivone Gebara e outras autoras. Os aspectos mais relevantes levantados provisoriamente na pesquisa foram: a) ser mulher, ser mãe, não interfere no Ministério Pastoral; b) experiências intrapessoais com colegas, comunidades e paróquias são muito importantes para a manutenção do Ministério Pastoral; c) a vida pastoral em família precisa ser revisitada em suas dinâmicas.

 

 

Biografia do Autor

Rubens Ruprecht, EST - IECLB

Doutor em Teologia – Faculdades EST (2022), Mestre em Psicologia e Sociedade – Universidade Estadual Paulista – Campus de Assis-SP (2005), Especialista em Psicologia Clínica – Conselho Regional de Psicologia (CRP 08/05255-Curitiba-PR-2007), Bacharel em Psicologia e Formação de Psicólogo Clínico – Universidade Estadual de Londrina-PR (1993), Bacharel em Teologia – Faculdades EST – São Leopoldo-RS (1978) – Brasil.

Rodolfo Gaede Neto, EST - IECLB

Doutor em Teologia – Faculdades EST (2002), Mestre em Teologia – Faculdades EST (1999), Graduação em Teologia – Faculdades EST (1979), docência em Teologia Prática na Faculdades EST (2002-2022).

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

Ruprecht, R., & Gaede Neto, R. (2023). ELEMENTOS DE PESQUISA COM MULHERES NO MINISTÉRIO RELIGIOSO : LIMITES E POSSIBILIDADES. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 9(2), 189–204. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/2617

Edição

Seção

Artigos diversos