O CORPO DE PARTEIRA

A ESPIRITUALIDADE NAS PRÁTICAS DA PARTERIA TRADICIONAL NA CONDUÇÃO DE PARTOS E NASCIMENTOS

Autores

  • Thayane Cazallas do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina/IFSC

Palavras-chave:

Parteria tradicional, Espiritualidade, Parteiras mulheres

Resumo

Esse artigo é um retorno direto a tese de doutorado defendida no ano de 2018 na Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos. O artigo visa o olhar para as mudanças existentes no campo da pesquisa sobre parteria tradicional/partos e nascimentos e centraliza o aspecto do tema da espiritualidade, pois foi um dos elementos mais destacados para compreender a pesquisa de tese e a conexão de parteria tradicional. O Extrato do texto também é inédito, em uma conversa com obras surgidas e discutidas posteriormente a defesa, que em uma espécie de conversa estabelecida, se apresenta neste trabalho. Dada às trajetórias contínuas vividas como pesquisadora, das conexões estabelecidas ao processo de vida, e a qual não abandona o objeto de pesquisa, corpo de parteira, e de parteira tradicional está vinculado a cosmologias das suas aprendizagens, aos seus saberes e feitos de uma cosmovisão em que a espiritualidade é a centralidade e justifica o trabalho da parteira tradicional ancestral e jovem. Como pesquisadora, e após nove anos de campo etnográfico, ao retornar é necessário afirmar que o tema pouco se dá conta em um único trabalho, ainda que dê conta de elementos centrais, é necessário revisitar determinados pontos, como pensar o corpo de parteiras, atribuindo um olhar para os diálogos estabelecidos após a tese, já ocorrido junto das parteiras tradicionais jovens ou ancestrais, e mesmo dentro de uma gama diversa e múltipla de suas identidades, as parteiras tradicionais centram a espiritualidade como o contexto da parteria tradicional.

Biografia do Autor

Thayane Cazallas do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina/IFSC

Dra. em Educação, Ma. em Ciências Sociais em práticas sociais, licenciada e bacharel em Ciências Sociais, e Gestora Pública. Professora da disciplina de sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina/IFSC Campus São José.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

Cazallas do Nascimento, T. . (2023). O CORPO DE PARTEIRA: A ESPIRITUALIDADE NAS PRÁTICAS DA PARTERIA TRADICIONAL NA CONDUÇÃO DE PARTOS E NASCIMENTOS. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 9(2), 205–221. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/2324

Edição

Seção

Artigos diversos