BODAS DE CANÁ

ENSAIO EM PERSPECTIVA TEOLÓGICA FEMINISTA E DE GÊNERO

Autores

  • Perla Cabral Duarte Doneda Universidade Metodista de São Paulo
  • Marcelo Carneiro Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Bodas de Caná, Evangelho de João, Maria, Patriarcado, Gênero

Resumo

O presente artigo lê a passagem bíblica das Bodas de Caná a partir da teologia feminista sob gênero como categoria de análise. Nesse sentido, o objetivo é analisar a perícope de João 2,1-5 e destacar a personagem feminina de Maria, mãe de Jesus, ou seja, da mulher que toma conta da cena durante a festa de casamento, em Caná da Galileia. A cultura judaica da época excluía e determinava os espaços e os papéis das mulheres, portanto, no início do movimento de Jesus, a marginalização estava presente e gerou conflitos e contradições. Logo, uma leitura crítica desta perícope está para demonstrar uma compreensão diferente desse episódio. Trata-se de um ensaio hermenêutico, cuja pretensão é demonstrar a atitude subversiva por parte de Maria, justamente para dizer que, algumas mulheres, dentro do movimento de Jesus, eram sim, participativas e atuantes. Hoje, uma nova hermenêutica é algo pertinente aos textos e interpretações androcêntricas, pois, posturas conservadoras e excludentes às mulheres, se mantêm ainda hoje nas religiões cristãs. Portanto, pretende-se aqui problematizar a cena em Caná, sugerindo um novo olhar para a festa das Bodas, onde uma mulher atenta, participativa e incisiva, já no primeiro “milagre/sinal” de Jesus, pode ser uma “provocação” ao silêncio do cristianismo diante de mulheres atuantes e determinadas, presentes nos textos bíblicos. A metodologia utilizada é a de análise bibliográfica e o referencial teórico é de Elisabeth Schüssler-Fiorenza, com sua proposta de uma nova hermenêutica feminista crítica de libertação.

Biografia do Autor

Perla Cabral Duarte Doneda, Universidade Metodista de São Paulo

Mestra em Ciências da Religião pela UMESP, doutoranda no Programa de Pós-Graduação da UMESP. Bolsista CAPES/Prosup.

Marcelo Carneiro, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Ciências da Religião (UMESP), Mestre em Teologia (PUC-PR), docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

Duarte Doneda, P. C., & da Silva Carneiro, M. (2023). BODAS DE CANÁ: ENSAIO EM PERSPECTIVA TEOLÓGICA FEMINISTA E DE GÊNERO. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 9(2), 30–48. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/2729