GÊNERO E SEXUALIDADE NA TEORIA DECOLONIAL DE ANÍBAL QUIJANO

UMA ANÁLISE SOBRE PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA IECLB

Autores

  • Mateus Andrey Dolny Faculdades EST
  • Júlio Cézar Adam Faculdades EST

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Decolonialidade, IECLB, Discriminação

Resumo

O presente artigo analisa a relevância das questões de gênero e sexualidade na perspectiva decolonial de Aníbal Quijano e oferece uma breve reflexão sobre algumas práticas discriminatórias presentes no âmbito da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Para isso, o artigo está composto por três partes principais: primeiro, para fins de contextualização, faz-se uma diferenciação entre Decolonialidade, Pós-Colonialismo e Estudos Subalternos; em seguida, é feita uma análise sobre como gênero e sexualidade são temas importantes para a teoria decolonial conforme o pensamento de Aníbal Quijano; por último, elabora-se uma crítica a algumas práticas de preconceito, intolerância e discriminação presentes na IECLB. O artigo foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, de consulta a documentos da igreja e de consulta a páginas em redes sociais de um grupo específico, formado por pessoas membras da IECLB, dedicado a expor e a discriminar pessoas por causa de sua sexualidade ou de seu envolvimento em questões de gênero, sexualidade e ecumenismo. Conclui-se, por um lado, que gênero e sexualidade estão entre os temas fundamentais da teoria decolonial. Por outro lado, diante dos contextos de discriminação apresentados, entende-se que a IECLB precisa se posicionar aberta e publicamente em relação às práticas de violência, preconceito e discriminação sofridas especialmente por pessoas estudantes no processo de formação ministerial da igreja.

Biografia do Autor

Mateus Andrey Dolny, Faculdades EST

Mestre em Teologia pela Faculdades EST. Doutorando em Teologia na Faculdades EST como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Júlio Cézar Adam, Faculdades EST

Doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha e Pós-Doutor em Filosofia pela PUCRS e em Teologia pela Universidade de Hamburgo (CAPES/Humboldt), professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Pesquisa na área da espiritualidade, religião vivida e mídias. É fundador e coordenador do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver, São Leopoldo/RS. Pesquisador PQ CNPq.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

Dolny, M. A., & Adam, J. C. (2023). GÊNERO E SEXUALIDADE NA TEORIA DECOLONIAL DE ANÍBAL QUIJANO: UMA ANÁLISE SOBRE PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA IECLB. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 9(2), 170–188. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/2744

Edição

Seção

Artigos diversos