“BECOS DA MINHA TERRA...”

RE(INVENÇÃO) DO COTIDIANO, CONSCIÊNCIA FEMININA E IMAGENS EM POEMAS DOS BECOS DE GOIÁS E ESTÓRIAS MAIS

Autores

  • Marta Bonach Gomes PUC-GO
  • Ivoni Richter Reimer PUC Goiás

Palavras-chave:

Cora Coralina, Cotidiano, Consciência Feminina, Identidade Social, Becos de Goiás

Resumo

Este artigo analisa o poema "Becos de Goiás" de Cora Coralina, destacando a consciência feminina e a inventividade humana diante das estruturas sociais urbanas. As pessoas que moram nos becos criam símbolos e marcas para expressar suas vivências cotidianas, e, com isso, é possível dialogar com as reflexões de Michel de Certeau, sobre as práticas ordinárias e resistência, entre outros. A vida da cidade é traduzida através dos becos, personagens e relações, tornando-os palco e bastidor. Cora Coralina desenvolve uma estética única dos becos, criticando a realidade de seu tempo e considerando-os como metáfora da cidade. Apesar das dificuldades enfrentadas como mulher e idosa, a autora oferece uma perspectiva de esperança, destacando mulheres e minorias como protagonistas na vida urbana.

Biografia do Autor

Marta Bonach Gomes, PUC-GO

Doutoranda em Ciências da Religião da PUC Goiás, Mestra em Letras da PUC goiás e graduada em Pedagogia (UFG). Professora da SEDUCE-Go e bolsista CAPES.

Ivoni Richter Reimer, PUC Goiás

Doutora em Ciências da Religião/Filosofia/Teologia pela Universität Kassel, com pós doutorado em Ciências Humanas (UFSC). Docente no PPG Ciências da Religião da PUC Goiás. Pesquisadora CNPq.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

Bonach Gomes, M., & Richter Reimer, I. . (2023). “BECOS DA MINHA TERRA.”: RE(INVENÇÃO) DO COTIDIANO, CONSCIÊNCIA FEMININA E IMAGENS EM POEMAS DOS BECOS DE GOIÁS E ESTÓRIAS MAIS. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 9(2), 222–242. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/2707

Edição

Seção

Artigos diversos