AS COMUNIDADES INTERPRETATIVAS.

APRENDER A LER A TORÁ MESSIANICAMENTE (Rm 1,1-7)

Autores

  • Claudia Janssen Kirchlichen Hochschule Wuppertal.
  • Ivoni Richter Reimer PUC Goiás

Palavras-chave:

Literatura sagrada, Comunidade interpretativa, Antijudaísmo, Crítica ao império, Interseccionalidade

Resumo

O princípio hermenêutico fundamental da interpretação judaica é que a linguagem bíblica não coloca normas para todos os tempos, mas sempre necessita da interpretação comunitária. O critério decisivo é o significado que um texto bíblico tem para cada tempo. A autoridade da Bíblia anima pessoas para a esperança. Com base na interpretação de Rm 1,1-7 e Rm 15,4, este artigo mostra como a atitude diante da vida, chamada hypomoné (perseverança), encoraja pessoas a enfrentarem violências e desesperança em seus cotidianos. A metodologia é exegético-hermenêutica interdisciplinar, em perspectiva feminista de libertação.

Biografia do Autor

Claudia Janssen, Kirchlichen Hochschule Wuppertal.

Doutora em Ciências da Religião/Teologia pela Universität Kassel. Professora de Novo Testamento e Pesquisa Teológica de Gênero na Kirchlichen Hochschule Wuppertal/Alemanha. Sua pesquisa centra principalmente nos escritos de Paulo, em especial na carta à comunidade em Roma. Ele é coautora da obra de tradução e comentários da Bíblia em Linguagem Justa e do Dicionário Sócio-Histórico da Bíblia.

Ivoni Richter Reimer , PUC Goiás

Doutora em Ciências da Religião/Filosofia/Teologia pela Universität Kassel, com pós doutorado em Ciências Humanas (UFSC). Docente no PPG Ciências da Religião da PUC Goiás. Pesquisadora CNPq.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

Janssen, C., & Richter Reimer , I. . (2023). AS COMUNIDADES INTERPRETATIVAS. : APRENDER A LER A TORÁ MESSIANICAMENTE (Rm 1,1-7). COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 9(2), 49–69. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/2741