Educação cristã dominionista

uma crítica à visão reconstrucionista de Rousas J. Rushdoony a partir do neocalvinismo holandês.

Auteurs

  • Bruno Eliseu Ferreira Ramos Universidade Federal do Pará
  • Elden Borges Fibra

DOI :

https://doi.org/10.22351/et.v65i1.3516

Mots-clés :

Reconstrucionismo, Teonomismo, Educação Cristã, Neocalvinismo, Dominionismo

Résumé

Este artigo objetiva analisar crítica e teologicamente a perspectiva reconstrucionista ou teonomista de Rousas J. Rushdoony, aplicada à esfera educacional. Essa visão defende um dominionismo cristão que busca exercer influência sobre todas as áreas da vida, incluindo a educação, antes do retorno de Cristo, assim, apontando os pontos negativos e positivos dessa visão. Além disso, valemo-nos dos referenciais teóricos da tradição neocalvinista holandesa, sobretudo em Abraham Kuyper e Herman Dooyeweerd como um contraponto necessário, a fim de contribuir para uma visão bíblico-teológica equilibrada sobre o que é uma educação distintamente cristã.

Bibliographies de l'auteur

Bruno Eliseu Ferreira Ramos, Universidade Federal do Pará

Bruno Eliseu Ferreira Ramos

Diplômé en Histoire de l'Université Fédérale du Pará (2022).
Titulaire d'un diplôme d'études supérieures en Théologie systématique (Lato Sensu) du Centre universitaire Philadephia.
Étudiant en master en Histoire sociale de l'Amazonie à l'Université Fédérale du Pará.
Professeur de niveau secondaire.
Membre du groupe de recherche "Religion et religiosités pan-amazoniennes".
Belém, Pará, Brésil.
Courriel : [email protected]

Fernando Arthur de Freitas Neves

Docteur en Histoire de l'Université Pontificale Catholique de São Paulo (2009).
Maître en Développement durable des régions tropicales humides, Université Fédérale du Pará (1996).
Licencié en Histoire de l'Université Fédérale du Pará (1989).
Professeur associé III à l'Université Fédérale du Pará.
Responsable du groupe de recherche "Religion et religiosités pan-amazoniennes".
Belém, Pará, Brésil.
Courriel : [email protected]

Elden Borges, Fibra

Doutor e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, com ênfase em Direitos Humanos. Aprovado com distinção no mestrado e no doutorado. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Professor no Centro Universitário FIBRA e na Faculdade Estratego. Membro do grupo de pesquisa “Filosofia da Lei Natural” (CNPq).

Téléchargements

Publiée

2025-09-01

Comment citer

FERREIRA RAMOS, B. E.; BORGES, E. . Educação cristã dominionista: uma crítica à visão reconstrucionista de Rousas J. Rushdoony a partir do neocalvinismo holandês. . Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i1.3516. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3516. Acesso em: 5 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2025/1: Educação Cristã - reflexões sobre práticas contemporâneas

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice