DECLARAÇÃO SOBRE ÉTICA

A Revista Estudos Teológicos entende que a liberdade e o amplo debate acadêmico, assim como a conduta ética na pesquisa, são princípios fundamentais para manter a qualidade da publicação científica. Dessa forma, no intento de evitar más condutas acadêmicas e prezar por altos padrões éticos na publicação, a revista adota as normas do “Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq” e os “Padrões Internacionais Para Editores”.

Por considerar fundamental a preocupação com procedimentos idôneos e objetivos de avaliação, a revista adota o sistema de avaliação cega por pares (Double Blind Review), como se pode ler no item “processo de avaliação pelos pares”, e faz a verificação da originalidade e do ineditismo dos textos submetidos, assim como a prevenção de plágio e de autoplágio, por meio do uso de softwares especializados.

Os princípios éticos da Revista Estudos Teológicos perpassam todo o processo editorial e podem ser verificados nos textos que norteiam a submissão e avaliação de trabalhos, como se pode ler nos itens abaixo:

  • Diretrizes para autores
  • Condições para submissão, declaração de direito autoral
  • Política de privacidade

Quando ocorrer a identificação de plágio, autoplágio, falsificação de resultados ou qualquer informação fraudulenta após a publicação, a revista pode retirar o artigo dos seus registros ou, em casos menos graves que não invalidam o valor científico da obra, corrigir o artigo publicando uma errata. Nesse último caso, a revista segue as instruções do SciELO acerca da publicação de errata.