Educação cristã dominionista

uma crítica à visão reconstrucionista de Rousas J. Rushdoony a partir do neocalvinismo holandês.

Autor/innen

  • Bruno Eliseu Ferreira Ramos Universidade Federal do Pará
  • Elden Borges Fibra

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v65i1.3516

Schlagworte:

Reconstrucionismo, Teonomismo, Educação Cristã, Neocalvinismo, Dominionismo

Abstract

Este artigo objetiva analisar crítica e teologicamente a perspectiva reconstrucionista ou teonomista de Rousas J. Rushdoony, aplicada à esfera educacional. Essa visão defende um dominionismo cristão que busca exercer influência sobre todas as áreas da vida, incluindo a educação, antes do retorno de Cristo, assim, apontando os pontos negativos e positivos dessa visão. Além disso, valemo-nos dos referenciais teóricos da tradição neocalvinista holandesa, sobretudo em Abraham Kuyper e Herman Dooyeweerd como um contraponto necessário, a fim de contribuir para uma visão bíblico-teológica equilibrada sobre o que é uma educação distintamente cristã.

Autor/innen-Biografien

Bruno Eliseu Ferreira Ramos, Universidade Federal do Pará

Bruno Eliseu Ferreira Ramos

Historiker, Abschluss an der Bundesuniversität von Pará (2022).
Postgraduiertenstudium in systematischer Theologie (Lato Sensu) am Universitätszentrum Philadephia.
Promotionskandidat für Sozialgeschichte Amazoniens an der Bundesuniversität von Pará.
Lehrer für Grundschule und Sekundarstufe.
Mitglied der Forschungsgruppe "Religion und religiöse Praktiken in Panamazonien".
Belém, Pará, Brasilien.
E-Mail: [email protected]

Fernando Arthur de Freitas Neves

Dr. phil. in Geschichte von der Pontifical Catholic University of São Paulo (2009).
Master in Nachhaltiger Entwicklung der Feuchtgebiete an der Bundesuniversität von Pará (1996).
Historiker, Abschluss an der Bundesuniversität von Pará (1989).
Associate Professor III an der Bundesuniversität von Pará.
Leiter der Forschungsgruppe "Religion und religiöse Praktiken in Panamazonien".
Belém, Pará, Brasilien.
E-Mail: [email protected]

Elden Borges, Fibra

Doutor e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, com ênfase em Direitos Humanos. Aprovado com distinção no mestrado e no doutorado. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Professor no Centro Universitário FIBRA e na Faculdade Estratego. Membro do grupo de pesquisa “Filosofia da Lei Natural” (CNPq).

Veröffentlicht

2025-09-01

Zitationsvorschlag

FERREIRA RAMOS, B. E.; BORGES, E. . Educação cristã dominionista: uma crítica à visão reconstrucionista de Rousas J. Rushdoony a partir do neocalvinismo holandês. . Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i1.3516. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3516. Acesso em: 5 sep. 2025.

Konferenzband

Rubrik

Dossiê 2025/1: Educação Cristã - reflexões sobre práticas contemporâneas

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in