Educação cristã dominionista

uma crítica à visão reconstrucionista de Rousas J. Rushdoony a partir do neocalvinismo holandês.

Autores/as

  • Bruno Eliseu Ferreira Ramos Universidade Federal do Pará
  • Elden Borges Fibra

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v65i1.3516

Palabras clave:

Reconstrucionismo, Teonomismo, Educação Cristã, Neocalvinismo, Dominionismo

Resumen

Este artigo objetiva analisar crítica e teologicamente a perspectiva reconstrucionista ou teonomista de Rousas J. Rushdoony, aplicada à esfera educacional. Essa visão defende um dominionismo cristão que busca exercer influência sobre todas as áreas da vida, incluindo a educação, antes do retorno de Cristo, assim, apontando os pontos negativos e positivos dessa visão. Além disso, valemo-nos dos referenciais teóricos da tradição neocalvinista holandesa, sobretudo em Abraham Kuyper e Herman Dooyeweerd como um contraponto necessário, a fim de contribuir para uma visão bíblico-teológica equilibrada sobre o que é uma educação distintamente cristã.

Biografía del autor/a

Bruno Eliseu Ferreira Ramos, Universidade Federal do Pará

Bruno Eliseu Ferreira Ramos

Licenciado en Historia por la Universidad Federal del Pará (2022).
Posgrado en Teología Sistemática (Lato Sensu) por el Centro Universitario Filadelfia.
Candidato a Máster en Historia Social de la Amazonia por la Universidad Federal del Pará.
Profesor de nivel fundamental II y enseñanza media.
Miembro del grupo de investigación "Religión y religiosidades panamazónicas".
Belém, Pará, Brasil.
Correo electrónico: [email protected]

Fernando Arthur de Freitas Neves

Doctor en Historia por la Universidad Pontificia Católica de São Paulo (2009).
Máster en Desarrollo Sostenible del Trópico Húmedo por la Universidad Federal del Pará (1996).
Licenciado en Historia por la Universidad Federal del Pará (1989).
Profesor Asociado III en la Universidad Federal del Pará.
Líder del grupo de investigación "Religión y religiosidades panamazónicas".
Belém, Pará, Brasil.
Correo electrónico: [email protected]

Elden Borges, Fibra

Doutor e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, com ênfase em Direitos Humanos. Aprovado com distinção no mestrado e no doutorado. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Professor no Centro Universitário FIBRA e na Faculdade Estratego. Membro do grupo de pesquisa “Filosofia da Lei Natural” (CNPq).

Publicado

2025-09-01

Cómo citar

FERREIRA RAMOS, B. E.; BORGES, E. . Educação cristã dominionista: uma crítica à visão reconstrucionista de Rousas J. Rushdoony a partir do neocalvinismo holandês. . Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i1.3516. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3516. Acesso em: 5 sep. 2025.

Número

Sección

Dossiê 2025/1: Educação Cristã - reflexões sobre práticas contemporâneas

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