Educação cristã dominionista

uma crítica à visão reconstrucionista de Rousas J. Rushdoony a partir do neocalvinismo holandês.

Autores

  • Bruno Eliseu Ferreira Ramos Universidade Federal do Pará
  • Elden Borges Fibra

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v65i1.3516

Palavras-chave:

Reconstrucionismo, Teonomismo, Educação Cristã, Neocalvinismo, Dominionismo

Resumo

Este artigo objetiva analisar crítica e teologicamente a perspectiva reconstrucionista ou teonomista de Rousas J. Rushdoony, aplicada à esfera educacional. Essa visão defende um dominionismo cristão que busca exercer influência sobre todas as áreas da vida, incluindo a educação, antes do retorno de Cristo, assim, apontando os pontos negativos e positivos dessa visão. Além disso, valemo-nos dos referenciais teóricos da tradição neocalvinista holandesa, sobretudo em Abraham Kuyper e Herman Dooyeweerd como um contraponto necessário, a fim de contribuir para uma visão bíblico-teológica equilibrada sobre o que é uma educação distintamente cristã.

Biografia do Autor

Bruno Eliseu Ferreira Ramos, Universidade Federal do Pará

Bruno Eliseu Ferreira Ramos: Graduado em História pela Universidade Federal do Pará (2022). Pós-graduado em Teologia sistemática (Lato sensu) pelo Centro Universitário Filadéfia. Mestrando em história social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Professor de nível fundamental II e ensino médio. Membro do grupo de pesquisas religião e religiosidades pan amazônicas. Desenvolve trabalhos na Linha de Pesquisa Arte, Cultura, Religião e Linguagens. Experiencia das áreas de teologia sistemática, reforma protestante e hist´ória dos evangélicos no Brasil. Belém, PA. Email: [email protected]

Elden Borges, Fibra

Doutor e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, com ênfase em Direitos Humanos. Aprovado com distinção no mestrado e no doutorado. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Professor no Centro Universitário FIBRA e na Faculdade Estratego. Membro do grupo de pesquisa “Filosofia da Lei Natural” (CNPq).

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

FERREIRA RAMOS, B. E.; BORGES, E. . Educação cristã dominionista: uma crítica à visão reconstrucionista de Rousas J. Rushdoony a partir do neocalvinismo holandês. . Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i1.3516. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3516. Acesso em: 5 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1: Educação Cristã - reflexões sobre práticas contemporâneas