PASTORADO ESCOLAR:

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UM A NOVA PASTORAL EDUCACIONAL

Autores/as

  • Manfredo Carlos Wachs

Palabras clave:

Pastoral escolar; Escola; Aconselhamento pastoral

Resumen

O presente artigo procura compreender a atuação pastoral numa escola. A reflexão parte do pressuposto de que a escola é uma comunidade distinta da existente numa igreja e que, muitas vezes, não havendo clareza dessa distinção, realiza-se uma transferência da forma de atuação na paróquia para a escola. O artigo procura justamente refletir sobre esse campo de atuação pastoral, traçando um perfil tipológico das modalidades de atuação e apontando quatro perspectivas que podem ser priorizadas. Estas perspectivas, na maioria das vezes, estão interligadas e interdependentes. Entretanto, dependendo do projeto político-pedagógico da escola e das aptidões pessoais do pastor ou da pastora, se dará mais ênfase a uma ou outra perspectiva.

Publicado

2022-11-09

Cómo citar

WACHS, M. C. . PASTORADO ESCOLAR: : PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UM A NOVA PASTORAL EDUCACIONAL. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 94–114, 2022. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/1461. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.