https://revistas.est.edu.br/ET/issue/feed Estudos Teológicos 2025-09-01T23:24:21-03:00 Estudos Teológicos [email protected] Open Journal Systems <div id="journalDescription"> <p data-pm-slice="0 0 []"><strong>Estudos Teológicos</strong> é um periódico científico semestral vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST (Brasil), publicado esclusivamente no formato eletrônico. A revista acolhe artigos inéditos em português, espanhol, alemão e inglês, de autoria de pesquisadoras e pesquisadores nacionais e internacionais.</p> <p>Com foco em temas centrais da teologia contemporânea, Estudos Teológicos publica trabalhos que explorem criticamente os desafios atuais da fé, da religião e da prática teológica em contextos culturais, sociais e políticos diversos. A revista valoriza abordagens contextuais, interdisciplinares e comprometidas com a relevância pública da teologia, fomentando o diálogo com áreas como ética, espiritualidade, direitos humanos, educação, cultura e meio ambiente.</p> <p>Seu objetivo é contribuir para a circulação do pensamento teológico como saber crítico e transformador, promovendo a interlocução entre diferentes tradições, territórios e perspectivas acadêmicas.</p> <p><strong>Qualis (2017-2020): A3</strong></p> <p><strong> ISSN 2237-6461 (eletrônico)</strong></p> </div> https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/2761 O código das famílias em Cuba 2023-11-29T15:05:30-03:00 Yamilka Hernández Guzmán [email protected] Carolina Bezerra de Souza [email protected] <p>O Estado cubano aprovou um novo Código de Família com uma perspectiva mais inclusiva. A nova legislação contempla a diversidade de estruturas familiares e inclui o reconhecimento e a ampliação de direitos para os grupos LGBTQIA+. Nesse contexto, o novo código também provocou uma polarização exacerbada entre as diferentes confissões religiosas. Este trabalho pretende analisar essa realidade utilizando a netnografia como método de pesquisa nas redes sociais das igrejas cubanas e dos movimentos religiosos envolvidos. A análise se concentrará, sobretudo, nos argumentos teológicos feministas e decoloniais no âmbito da garantia dos direitos humanos.</p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/4170 Expediente 2025-09-01T17:17:34-03:00 Marcelo Saldanha [email protected] 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3235 Editorial 2024-09-20T01:04:31-03:00 Laude Erandi Brandenburg [email protected] Marilze Wischral Rodrigues [email protected] 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3171 Editorial 2024-09-10T00:32:42-03:00 Marcelo Ramos Saldanha [email protected] 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3252 Contribuições da educação confessional 2024-09-30T22:46:38-03:00 Neide Laura Fucker Kupas [email protected] Rebeca Pizza Pancotte Darius [email protected] Fábio Augusto Darius [email protected] <p>A educação confessional, caracterizada pela integração de princípios religiosos no currículo escolar, desempenhou um papel significativo na construção de sociedades ao longo dos séculos. No contexto brasileiro, foi iniciada pelos jesuítas no século XVI e se expandiu com a vinda de missionários protestantes a partir do século XIX, que trouxeram ideias de inovação pedagógica. Dada a importância histórica dessas tradições educativas, o objetivo deste estudo é explorar, na literatura, aspectos da educação jesuítica e protestante e as similaridades/distinções com a educação adventista. A pesquisa trata de uma revisão integrativa da literatura, cuja busca ocorreu em textos publicados nos últimos 15 anos acessíveis nas três bases de dados escolhidas: Periódicos Capes, Scielo e Plataforma Schwantes. Os termos da busca incluíram: educação adventista, educação jesuítica, educação confessional e educação protestante. Foram encontrados 352 documentos, entre artigos, teses e dissertações. Destes, 37 foram removidos por duplicação, 315 foram selecionados para leitura dos resumos, 22 para leitura completa e 9 incluídos para análise qualitativa, conforme a metodologia PRISMA (Moher, 2009) cuja tradução livre da sigla significa “Principais itens de relatório para revisões sistemáticas e meta-análises”. Conclui-se que, enquanto a ênfase da educação católica abrangia aspectos intelectuais, morais e espirituais, a educação protestante caracterizava-se pela promoção da leitura e interpretação individual da Bíblia, com incentivo a uma educação focada na alfabetização. A Educação Adventista, que surge no século XIX, apresenta similaridades com ambas, mas distingue-se pela ênfase no desenvolvimento integral, envolvendo aspectos físicos, mentais e espirituais, além de um forte compromisso com a comunidade e o serviço social.</p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/4171 Educação cristã 2025-09-01T23:24:21-03:00 Laude Erandi Brandenburg [email protected] Marilze Wischral Rodrigues [email protected] <p class="Resumo">A educação cristã, desde suas origens no catecumenato, configura-se como um processo formativo integral, centrado na vivência comunitária, na ética e na espiritualidade. Inspirada na paideia grega, visava moldar o caráter e a fé dos iniciantes, culminando no Batismo. No período patrístico, pensadores como Agostinho destacaram a interioridade e a catequese como método pedagógico. Na Idade Média, a escolástica conciliou fé e razão, com Tomás de Aquino como principal expoente. A Reforma Protestante ampliou o acesso à educação, enfatizando a leitura bíblica e o papel da família, com Lutero e Calvino defendendo uma formação universal e humanista. Do século XVII ao XX, o Iluminismo criticou a educação cristã por limitar a razão e a liberdade, propondo uma educação laica e estatal. Contudo, em regiões reformadas, a fé cristã dialogou com a razão, mantendo sua influência ética. Nas Américas, a educação cristã expandiu-se com a colonização, marcada pela catequese indígena e ensino religioso. No século XIX, escolas confessionais cresceram, e no século XX, a educação cristã incorporou ciência, cidadania e direitos humanos. As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), ligadas à Teologia da Libertação, promoveram educação popular e crítica, fortalecendo a fé como instrumento de justiça social. As Escolas Dominicais e a Missão Integral consolidaram a educação cristã evangélica, integrando ensino bíblico, formação de caráter e ação social. Influenciada por Paulo Freire, a educação cristã atual valoriza o diálogo entre fé e realidade. A aprendizagem cristã é contínua, relacional e transformadora, envolvendo cognição, afetividade e atitude, formando pessoas seguidoras de Jesus e comprometidas com o Evangelho e com a transformação da sociedade.</p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3517 Educação cristã 2025-04-20T23:48:13-03:00 Olinda do Socorro Machado Soares [email protected] Elivaldo Serrão Custódio [email protected] <p class="Resumo" style="margin-top: 12.0pt;">O presente artigo tem por objetivo refletir, à luz das Escrituras Sagradas Cristãs e das contribuições da Pedagogia e Psicologia, sobre como a Educação Cristã influencia a dinâmica familiar e fortalece os laços entre pais e filhos. Busca-se compreender como a vivência da fé pode contribuir para um relacionamento saudável, baseado no amor, no respeito mútuo e na responsabilidade espiritual. Além disso, analisa o bom relacionamento dos pais com os filhos, desde o nascimento, e como este corrobora para a formação do indivíduo, a fim de que, na adolescência, compreenda as razões das várias transformações que irão ocorrer em sua vida, proporcionando também aos pais sossego e tranquilidade para juntos passarem por essa fase mais difícil vivida pelo ser humano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Os dados revelam que esse eficaz relacionamento só acontece se os pais tiverem consciência da importância deles para a formação do desenvolvimento psicossocial e espiritual dos filhos, bem como do papel de cada membro da família, abordado e trabalhado dentro do lar. Esse relacionamento deve ser pautado nos princípios e valores assimilados e praticados por determinadas famílias, sejam elas cristãs ou não. No que concerne à família cristã, deve ser pautado nas Escrituras, que constituem o manual de prática da fé, de valores sociais e espirituais.</p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3515 A Educação Cristã na Era Digital 2025-04-20T17:46:27-03:00 Elizabeth Souza [email protected] <p>Este artigo investiga o potencial pedagógico da dimensão espacial e do mapeamento de eventos na Educação Cristã, utilizando como estudo de caso o georreferenciamento de Milagres Eucarísticos. Em um contexto marcado pela transformação digital e pela desconexão entre identidade religiosa e prática formativa, a pesquisa analisa como a representação geográfica - apoiada em ferramentas como o Google My Maps - pode servir como recurso didático inovador. O estudo baseia-se no trabalho de catalogação realizado por Carlo Acutis (1991-2006), que sistematizou 136 Milagres Eucarísticos reconhecidos pela Igreja Católica, transformando-os em um recurso digital acessível. A metodologia combina análise geoespacial, abordagens interdisciplinares (teologia, história e ciência) e estratégias de aprendizagem ativa para tornar conceitos teológicos abstratos em experiências concretas. Os resultados demonstram que a visualização espacial fortalece as dimensões cognitiva, afetiva e comunitária da educação da fé, enquanto desafios como disparidades tecnológicas e o risco de banalização do sagrado exigem mediação cuidadosa. Conclui-se que o georreferenciamento de eventos sagrados representa uma mudança de paradigma no ensino religioso, ao criar pontes entre a tradição e a cultura digital contemporânea.</p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3467 A filosofia da educação adventista e a aprendizagem baseada em jogos 2025-03-19T22:59:30-03:00 Allan Macedo de Novaes [email protected] Erick Lima [email protected] <p class="Resumo">O presente trabalho consiste em um relato de experiência da ludoteca <em>Savepoint</em>, iniciativa lúdica, religiosa e acadêmica do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) que se configura como resposta institucional e teológico-pedagógica aos desafios advindos da complexa relação de tensões e ressignificações da Igreja Adventista do Sétimo Dia com os jogos. O relato de criação da ludoteca, com foco em sua metodologia e lógica de funcionamento, dialoga diretamente com elementos da filosofia da educação adventista a partir do pensamento teológico-pedagógico de Ellen White, a saber, pela perspectiva de uma educação integral e redentiva e sua interface com o conceito de recreação.</p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3442 Contribuições de Carl Jung para a educação cristã no processo de individuação 2025-07-16T18:48:15-03:00 Rosane Geörg Oriques [email protected] Odilon Duffeck [email protected] <p style="text-align: justify;">Este artigo investiga as contribuições de Carl Jung para a educação cristã no processo de individuação, considerando-o como o desenvolvimento integral do ser humano. A educação cristã deve ir além da simples transmissão doutrinária; ela precisa promover aspectos emocionais, espirituais e cognitivos. A pesquisa busca compreender como a educação cristã pode contribuir para esse processo, auxiliando no fortalecimento do "Eu" e na resiliência frente aos desafios da vida. A mensagem de Jesus e seus ensinamentos incentivam a reflexão interior e a transformação pessoal. Assim, uma educação cristã eficaz deve dialogar com as necessidades humanas, promovendo uma vivência que valorize a inclusão, a dignidade e o compromisso com o Reino de Deus. Dessa forma, conclui-se que a verdadeira educação cristã não apenas ensina sobre Cristo, mas conduz cada pessoa a uma experiência pessoal e transformadora com Ele, promovendo uma vida mais íntegra, autêntica, consciente e conectada com Deus e com o próximo.</p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3516 Educação cristã dominionista 2025-04-20T13:31:10-03:00 Bruno Eliseu Ferreira Ramos [email protected] Elden Borges [email protected] <p>Este artigo objetiva analisar crítica e teologicamente a perspectiva reconstrucionista ou teonomista de Rousas J. Rushdoony, aplicada à esfera educacional. Essa visão defende um dominionismo cristão que busca exercer influência sobre todas as áreas da vida, incluindo a educação, antes do retorno de Cristo, assim, apontando os pontos negativos e positivos dessa visão. Além disso, valemo-nos dos referenciais teóricos da tradição neocalvinista holandesa, sobretudo em Abraham Kuyper e Herman Dooyeweerd como um contraponto necessário, a fim de contribuir para uma visão bíblico-teológica equilibrada sobre o que é uma educação distintamente cristã.</p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3466 Da confessionalidade inclusiva ao identitarismo confessional 2025-03-19T20:19:22-03:00 André Luiz Boccato Almeida [email protected] Carolina Mureb [email protected] <p class="Resumo">O presente artigo versa sobre o desafio enfrentado pela educação católica diante dos questionamentos de grupos católicos neoconservadores acerca de sua fidelidade à identidade confessional. Sabe-se que o mundo contemporâneo é marcado pela afirmação de visões de mundo, de ser humano, de ética e de educação que rompem com um único modelo de referência. No campo do ensino e da educação esta heterogeneidade se faz presente. As próprias redes sociais e os influencers fazem questão de disseminar as diferenças a ponto de aumentar a conflitualidade e o embate de perspectivas. Nesse contexto, coloca-se o dilema entre duas perspectivas de educação católica: uma perspectiva dialógica e outra de caráter identitário. A análise se desdobrará em três momentos. No primeiro, apresentar-se-á o fenômeno da identidade confessional e do identitarismo confessional no cenário educativo atual. Posteriormente, buscar-se-á destacar o sentido teológico de uma educação confessional católica, a partir da tradição educativa da Igreja, entre muitas confusões e provocações. Por fim, endossar-se-á, de modo reflexivo, o sentido da escola confessional católica e sua missão no contexto do pluralismo educacional. Destarte, abordar este tema é de extrema importância na atual conjuntura eclesial e social, pois o conteúdo e o modo de se propor a educação são fundamentais no que tange ao diálogo sincero com a realidade por parte da Igreja.</p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3486 O desencantamento do mundo e a crise civilizacional 2025-04-07T07:36:38-03:00 Pablo Fernando Dumer [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">A modernidade consolidou um paradigma civilizacional baseado na separação entre humanidade e natureza, processo que culminou no desencantamento do mundo e na instrumentalização da natureza. Esse fenômeno não apenas estruturou a lógica do desenvolvimento técnico-científico e econômico do Ocidente, mas também afetou profundamente a teologia cristã, especialmente a protestante, que historicamente privilegiou uma abordagem que dissocia transcendência e mundo natural. Diante da crise ecológica contemporânea e do esgotamento simbólico das estruturas religiosas para lidar com a relação entre ser humano e natureza, este artigo busca investigar se e como a teologia pode oferecer uma resposta a esse impasse. O problema central da pesquisa consiste em questionar se a tradição teológica protestante, considerada por Max Weber como um vetor do desencantamento do mundo, pode fornecer elementos para a reconstrução de uma relação mais integrada entre ser humano, natureza e Deus. A hipótese sustentada é que a teologia luterana, especialmente por meio de sua doutrina eucarística, oferece uma chave hermenêutica para repensar a sacralidade da criação sem desconsiderar a autonomia da natureza. Os resultados indicam que a teologia sacramental luterana possibilita uma reconciliação simbólica entre natureza e transcendência, abrindo espaço para uma epistemologia da graça que ressignifica a relacionalidade perdida pela modernidade. O método adotado foi uma abordagem teológica interdisciplinar, articulando filosofia, história e teologia sistemática para compreender as raízes do desencantamento e propor alternativas no interior da tradição reformada. Dessa maneira, este artigo contribui para o debate teológico contemporâneo, sugerindo novos caminhos para a construção de uma espiritualidade ecológica no contexto protestante.</span></p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/978 Matzeivás na Amazônia 2025-06-04T10:54:40-03:00 Tiago Varges da Silva [email protected] Marcos Vinícius de Freitas Reis [email protected] Fernando Rodrigo Nascimento dos Santos [email protected] <p>O presente artigo tem por objetivo apresentar, a partir do campo dos estudos cemiteriais, o processo histórico que possibilitou a criação, no início do século XX, do primeiro Cemitério Israelita de Macapá, concomitantemente à estruturação da Comunidade Israelita do Amapá, abordando, entre outros temas, os ritos que envolvem o funeral, o luto judaico e a sua relação com o cemitério. Essa necrópole é um marco da imigração judaica no Amapá. Localizada atualmente no centro da cidade, ela simboliza a influência política e econômica dessa comunidade na sociedade amapaense. Em suas lápides, estão registrados os nomes dos pioneiros que ajudaram a construir o Estado, oferecendo, assim, dados importantes para a história da imigração judaica na região. Dessa maneira, propomos analisar a constituição histórica e formal desse espaço e as suas relações com os ritos funerários presentes na tradição religiosa dessa comunidade.</p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Teológicos https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3396 A religião como arte 2024-12-30T16:30:45-03:00 Everton Carneiro [email protected] <p>O artigo "A Religião como Arte: Uma Expressão Sublime do Humano" investiga a religião como uma forma de arte, abordando suas manifestações simbólicas, estéticas e transcendentais. O objetivo geral é analisar como a religião utiliza elementos artísticos para evocar o sublime, conectar o ser humano ao transcendente e proporcionar sentido à existência. A justificativa acadêmica destaca a relevância do tema para ampliar o diálogo entre teologia, filosofia, antropologia e estética, em um mundo contemporâneo marcado por tensões culturais e religiosas. O referencial teórico apoia-se em Paul Tillich, Mircea Eliade e Clifford Geertz, que exploram, respectivamente, a religião como sistema simbólico; a manifestação do sagrado por meio de hierofanias; e a religião como estrutura simbólica que organiza a visão de mundo. Esses conceitos fundamentam a abordagem interdisciplinar do estudo. A metodologia inclui revisão bibliográfica de obras clássicas, estudo de caso, análise comparativa e abordagem fenomenológica. Exemplos como arquitetura sacra, música litúrgica e rituais religiosos ilustram a relação entre o estético e o transcendente. A análise comparativa permite identificar semelhanças e diferenças culturais nas expressões do sagrado. Os resultados indicam que a religião, assim como a arte, cria realidades simbólicas que transcendem a compreensão racional, conectando o humano ao divino. Essa abordagem destaca o papel essencial da estética e do simbolismo na vivência religiosa, afirmando a religião como uma expressão artística universal que oferece significado, transcendência e pertencimento.</p> 2025-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Estudos Teológicos