PASTORADO ESCOLAR:

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UM A NOVA PASTORAL EDUCACIONAL

Autor/innen

  • Manfredo Carlos Wachs

Schlagworte:

Pastoral escolar; Escola; Aconselhamento pastoral

Abstract

O presente artigo procura compreender a atuação pastoral numa escola. A reflexão parte do pressuposto de que a escola é uma comunidade distinta da existente numa igreja e que, muitas vezes, não havendo clareza dessa distinção, realiza-se uma transferência da forma de atuação na paróquia para a escola. O artigo procura justamente refletir sobre esse campo de atuação pastoral, traçando um perfil tipológico das modalidades de atuação e apontando quatro perspectivas que podem ser priorizadas. Estas perspectivas, na maioria das vezes, estão interligadas e interdependentes. Entretanto, dependendo do projeto político-pedagógico da escola e das aptidões pessoais do pastor ou da pastora, se dará mais ênfase a uma ou outra perspectiva.

Veröffentlicht

2022-11-09

Zitationsvorschlag

Wachs, M. C. . (2022). PASTORADO ESCOLAR: : PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UM A NOVA PASTORAL EDUCACIONAL. Estudos Teológicos, 41(1), 94–114. Abgerufen von http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/1461

Ähnliche Artikel

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.