Notícias

  • Chamada para dossiê 2022/1 - O Impacto do Apocalipse de João na história e na cultura

    2021-06-11

    Os estudos de imaginário e de recepção reconhecem o papel central que os textos apocalípticos têm na formação da cultura ocidental. O Apocalipse de João é dentre eles o mais icônico, devido ao papel que ocupa no cânon cristão. Esse papel central também se deve a seu potencial imagético e simbólico. Nele encontramos, entre outros, a grande visão do trono de Deus e da entronização do Cordeiro, a execução das pragas escatológicas, a apresentação dos inimigos do povo de Deus na forma de grandes monstros, a destruição de Babilônia, a batalha final, além da apresentação da Nova Jerusalém, dos novos céus e nova terra. Além da riqueza das imagens, o Apocalipse se constitui de uma narrativa dramática, ora em primeira pessoa, na perspectiva do visionário João, ora em descrições de seres, lugares e situações maravilhosos. Esse potencial imagético e narrativo do Apocalipse não passou despercebido de místicos e artistas. Depois dos evangelhos o Apocalipse é a obra mais representada nas artes. É desse texto seminal que derivam nossas imagens dos grandes conflitos cósmicos, do mundo como palco de crise, do domínio divino sobre o mundo, das esperanças do tempo do retorno do Messias, da instauração de um mundo vindouro de justiça e felicidade.

    Saiba mais sobre Chamada para dossiê 2022/1 - O Impacto do Apocalipse de João na história e na cultura
  • Chamada para dossiê 2021/2 - Ciências da Religião, Teologia e Educação à Distância (EAD): Metodologias, Desafios e Possibilidades.

    2021-03-26

    A Educação à Distância está consolidada no Brasil. Trata-se de um importante meio de promoção e democratização do ensino. No contexto da Pandemia do COVID -19, diversas Instituições de Ensino precisaram se reinventar, a fim de que suas atividades educacionais não fossem interrompidas. Entre erros e acertos, passamos a utilizar ferramentas digitais que há algum tempo já estavam disponíveis, mas que não haviam recebido a devida atenção. Ainda nessa toada, o MEC regulamentou a oferta de pós- graduação stricto sensu a distância no país. Na certeza de que o cenário educacional pós pandemia não será mais o mesmo, a Educação à Distância constitui relevante desafio para teólogos e cientistas da religião. Nesse contexto, quais as metodologias adequadas? O dossiê objetiva reunir pesquisas que apontam desafios, possibilidades e principalmente, metodologias efetivas para a educação à distância, a fim de que ciências da religião e teologia continuem contribuindo para o debate plural e qualificado de ideias e, consequentemente, para o fortalecimento da democracia brasileira.

    Prazo para submissão do artigo: 12 de setembro de 2021

    Saiba mais sobre Chamada para dossiê 2021/2 - Ciências da Religião, Teologia e Educação à Distância (EAD): Metodologias, Desafios e Possibilidades.