IDENTIDADE DO ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Keywords:
Educação, Ensino Religioso, Produção CientíficaAbstract
Este texto apresenta os resultados do mapeamento da produção científica do Ensino Religioso no período de 1995 a 2010, por meio de livros teóricos, teses e dissertações, artigos em periódicos científicos e artigos em eventos acadêmicos para conformação da referida área do conhecimento, assim orientada pela legislação em vigor, permitindo identificar temas recorrentes, priorizados, emergentes, restritos, omitidos, contribuindo para o reconhecimento do status científico da área. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar a produção do conhecimento sobre o Ensino Religioso por meio do Estado da Arte em diferentes produções, no período pré-determinado, subsidiando a rede dos atuais e futuros pesquisadores do Ensino Religioso brasileiro. Metodologicamente, estabelecida a compreensão do que seja uma produção de conhecimento, a quantificação dos artigos, livros, trabalhos em eventos e trabalhos acadêmicos inventariados foi possível em virtude do mapeamento realizado sobre o tema no lapso temporal definido, seja em versão impressa (em bibliotecas) ou eletrônica (em ambiente web, onde se localizam os periódicos on-line, em sítios de instituições de ensino e ou não) ou mesmo em ambas as versões. A pesquisa culminou na quantificação de 809 documentos, organizados por área de conhecimento, mediante a definição e a aplicação de critérios de análise do material catalogado, realizado pelos demais pesquisadores do projeto. Esses dados contribuíram para o projeto que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação e Religião, que desde 2008 está mapeando a produção científi ca no contexto brasileiro sobre o Ensino Religioso, enquanto componente curricular e área de conhecimento, estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o que exigirá outras pesquisas para prosseguir nesse percurso.