The reception of Revelation in pop culture:

Kingdom Come, by Mark Waid and Alex Ross as a case study

Authors

  • Carlos R. Caldas Filho PUC Minas
  • Vanderlis Legramante Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Revelation, Kingdom Come, Pop Culture, Semiotics, Reader-Response Criticism

Abstract

The article presents how the literary structure of the graphic novel Kingdom Come, first published in 1996, by Mark Waid (text) and Alex Ross (art) follows the structure of the heavenly journey which is typical of the Judeo-Christian apocalyptic literature found in the Revelation of John. The theoretical basis for the reading of Waid’s and Ross’s comics is the semiotics developed by Charles Sanders Peirce. The article starts from the presupposition that also in comics literature it is possible to verify the thesis of Canadian literary theorist Northrop Frye about the Bible as the “great code” of Western literature. The methodology used was bibliographical-documental. In the article’s conclusion the results of the research are presented, that is, the proof of the assumption that led to its writing.

Author Biography

Carlos R. Caldas Filho, PUC Minas

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e da disciplina Cultura Religiosa (I e II) em cursos de graduação da universidade. Research Associate ("Pesquisador Associado") do Departamento de Teologia e Religião da University of Pretoria (Universidade de Pretoria), África do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa GPPRA - Grupo de Pesquisa sobre Protestantismo, Religião e Arte - certificado junto ao CNPq. Concluiu pós-doutorado na condição de bolsista da CAPES (PNPD-CAPES) na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (MG), sob a supervisão do Prof. Dr. Geraldo Luis De Mori. Possui graduação em Teologia - Seminário Presbiteriano do Sul (1985), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (1988), mestrado em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões (1997) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), com período de pesquisas (sanduíche) na Universidad Bíblica Latinoamericana em San José, Costa Rica, sob orientação do Prof. Dr. Sidney Rooy. Foi por dez anos (2002-2011) professor Adjunto Associado II da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: protestantismo brasileiro, teologia latino-americana, teologia reformada, teologia pública, teologia da missão, e, a partir de uma perspectiva de interdisciplinaridade, estética filosófica em perspectiva da teologia reformada, diálogo entre teologia e literatura, imaginário religioso e/ou teológico na cultura "pop" - geek, nerd - com ênfase em cinema e quadrinhos (HQ's), e o pensamento de Orlando Costas, C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien, Rubem Alves e Dietrich Bonhoeffer. Avaliador de cursos (Teologia e Ciências da Religião) e institucional do INEP/MEC.

Published

2022-07-19

How to Cite

R. CALDAS FILHO, C. .; LEGRAMANTE BARBOSA , V. The reception of Revelation in pop culture: : Kingdom Come, by Mark Waid and Alex Ross as a case study. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 62, n. 1, p. 55–74, 2022. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/1217. Acesso em: 22 nov. 2024.

Conference Proceedings Volume

Section

Dossiê "O Impacto do Apocalipse de João na história e na cultura"