Tolkien e a alegoria

uma relação em busca de entendimento

Autores

  • Carlos R. Caldas Filho PUC Minas
  • Diego Genu Klautau

Palavras-chave:

J. R. R. Tolkien, Alegoria, Metáfora, Analogia

Resumo

Este artigo investiga a alegoria como repertório conceitual em cartas pessoais de J. R. R. Tolkien (1892-1973), presentes na edição de Humphrey Carpenter e Christopher Tolkien (2006). O objetivo é apresentar a discussão sobre as camadas de sentido de um texto e suas formas de interpretação a partir das considerações de Tolkien, participante de uma tradição filosófica e teológica realista, conforme seu catolicismo de início do século XX. A metodologia utilizada é bibliográfico-documental, pois consiste na revisão histórica da alegoria em A Poética de Aristóteles e na Suma Teológica de Tomás de Aquino. A conclusão afirma a alegoria tolkieniana como método de construção literária fundada em um sentido fechado, sendo diversa da aplicabilidade, método de criação e interpretação no qual o leitor preserva sua liberdade hermenêutica. Para Tolkien, essa escolha carregava uma perspectiva moral e gnosiológica, com eco tanto em Aristóteles quanto em Tomás de Aquino.

Biografia do Autor

Carlos R. Caldas Filho, PUC Minas

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e da disciplina Cultura Religiosa (I e II) em cursos de graduação da universidade. Research Associate ("Pesquisador Associado") do Departamento de Teologia e Religião da University of Pretoria (Universidade de Pretoria), África do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa GPPRA - Grupo de Pesquisa sobre Protestantismo, Religião e Arte - certificado junto ao CNPq. Concluiu pós-doutorado na condição de bolsista da CAPES (PNPD-CAPES) na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (MG), sob a supervisão do Prof. Dr. Geraldo Luis De Mori. Possui graduação em Teologia - Seminário Presbiteriano do Sul (1985), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (1988), mestrado em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões (1997) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), com período de pesquisas (sanduíche) na Universidad Bíblica Latinoamericana em San José, Costa Rica, sob orientação do Prof. Dr. Sidney Rooy. Foi por dez anos (2002-2011) professor Adjunto Associado II da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: protestantismo brasileiro, teologia latino-americana, teologia reformada, teologia pública, teologia da missão, e, a partir de uma perspectiva de interdisciplinaridade, estética filosófica em perspectiva da teologia reformada, diálogo entre teologia e literatura, imaginário religioso e/ou teológico na cultura "pop" - geek, nerd - com ênfase em cinema e quadrinhos (HQ's), e o pensamento de Orlando Costas, C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien, Rubem Alves e Dietrich Bonhoeffer. Avaliador de cursos (Teologia e Ciências da Religião) e institucional do INEP/MEC.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

R. Caldas Filho, C. ., & Genu Klautau, D. . (2022). Tolkien e a alegoria: uma relação em busca de entendimento. Estudos Teológicos, 62(2), 354–368. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/841

Edição

Seção

TEOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)