Música e Liturgia na Contemporaneidade

(Des)afinando a liturgia na tensão entre as tradições, as tendências e as culturas brasileiras

Autores

  • Júlio Cézar Adam Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v64i3.2984

Palavras-chave:

Música, Liturgia, Culto, Contemporaneidade, Cultura

Resumo

Este artigo pretende criar um debate e provocar uma tensionamento entre Música – Liturgia – Contemporaneidade a partir de elementos constitutivos como as tradições, as tendências e as culturas brasileiras e no geral. A questão que está em jogo é como relacionar liturgia e música, entendendo a própria liturgia e a música como resultado de um processo permanente de relação entre tradição e contemporaneidade. Como “afinar” liturgia e música? Como “desafina-las” quando as harmonias não correspondem aquilo que o culto é: expressão viva, simbólica, ritual e musical do Evangelho? O artigo aborda o tema como se este fosse uma casa, sendo cada uma das perspectivas uma janela que lança luz na relação e no tensionamento. A primeiro ponto é a janela do próprio conceito de culto e da liturgia. O que se entende por liturgia e por culto? Em seguida, abre-se a janela da música do culto. O que faz determinada música ser música do culto? É o texto, a melodia, a harmonia, o ritmo, os instrumentos, a pessoa que compõe ou a pessoa que executa a música ou o lugar onde é executada? A terceira janela é a janela da Reforma Protestante. Que luzes podemos receber dessa janela, de 500 anos (e já alguns anos)? Em seguida, abre-se uma quarta janela, a janela da inculturação ou decolonização litúrgica. Como a música e a liturgia se relacionam com a cultura, o contexto e a política? Ou: Existe uma diferença entre a música do culto e a “do mundo”, entre música sacra e profana, tradicional e contemporânea? Que sociedade a música cria? Por fim, abre-se (talvez só meia janela) a janela da contemporaneidade. Iluminada a casa, com a luz que vem dessas cinco janelas, podemos traçar alguns critérios e princípios para pensarmos a música e a liturgia na contemporaneidade no Brasil.

Biografia do Autor

Júlio Cézar Adam, Faculdades EST

Júlio Cézar Adam é professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, Brasil. Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST - 1996) e doutorado em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha (2004); Recebeu o prêmio Karl H. Ditze, da Universidade de Hamburgo, de tese de destaque, em 2004. Atua como professor de liturgia, homilética, ministério, edificação de comunidade e espiritualidade. É pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2019 -) da Faculdades EST. Coordenou de 2014 a 2018 o Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST. Coordena o grupo de pesquisa "Culto cristão, música e mídia na contemporaneidade." É fundador e coordenador do Beatitude: Centro de Espiritualidade, Psicologia e Bem Viver (2020 -); Diretor do Centro de Recursos Litúrgicos (CRL) e coordenador da Rede Latino Americana de Homilética (RedLah); Diretor da revista Estudos Teológicos (A2) (2014-2016; 2019 -), da Revista Tear Online (B3). Além disso, integra o conselho editorial das revistas Caminhando (UMESP - B2) e das revistas internacionais Studia Liturgica (A2), International Journal of Homiletics e International Journal of Practical Theology (A2). Desde 2001 é membro da Societas Liturgica. Desde 2012 é membro e também integrante do conselho diretor da Societas Homiletica. Desde 2016 é membro da International Academy of Practical Theology (IAPT), integrando atualmente o conselho executivo da organização. Desde 2010 integra a Global Network for Research Centres in Theology, Religious and Christian Studies. Desde 2017 é membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião ? SOTER. Integrou o Conselho Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) ((2018-2020). Foi bolsista da CAPES/Humboldt (Pesquisador Experiente/Pós-Doutorado) na Universidade de Hamburgo/Alemanha, de 2015-2018, pesquisando sobre Teologia Prática, cultura pop e religião vivida no cinema brasileiro. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC/RS (2011-2012), pelo PROCAD/CAPES, pesquisando sobre elementos religiosos na indústria cultural de Max Horkheimer e Theodor Adorno. Como pesquisador residente investigou a mesma temática em 2016-2017 no Center of Lived Religion, da Universidade Livre de Amsterdam. Tem pesquisado na área da Teologia Prática, mais especificamente no âmbito do culto cristão, liturgia e homilética, ministério e edificação de comunidade, ensino religioso, espiritualidade e temas relacionados a mídias, cultura pop e religião vivida, comportamento e religiosidade juvenil na atualidade.

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Publicado

2025-03-06

Como Citar

CÉZAR ADAM, J. . Música e Liturgia na Contemporaneidade: (Des)afinando a liturgia na tensão entre as tradições, as tendências e as culturas brasileiras. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 64, n. 3, 2025. DOI: 10.22351/et.v64i3.2984. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/2984. Acesso em: 12 mar. 2025.

Edição

Seção

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