A COMPREENSÃO DE MITOS E A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Autores/as

  • Manfredo Carlos Wachs

Palabras clave:

Docência, Identidade, Professor

Resumen

O presente artigo reflete sobre a significação e ressignificação da identidade docente através de uma interpretação interdisciplinar dos mitos de Narciso e de Eco. O estudo interdisciplinar procura integrar o campo da filosofia com a apropriação da teoria narrativa de Paul Ricoeur, da pedagogia simbólica de Carlos Amadeu Byington, da concepção de self e individuação de Carl Gustav Jung. O texto aponta para a dinamicidade e o movimento permanente para a construção da identidade pessoal e docente. O texto culmina com uma reflexão sobre um “olhar pedagógico dos mitos de Narciso e de Eco” e destaca ainda a necessidade de estabelecer um equilíbrio dialético entre narcisar e ecoar.

Publicado

2022-11-08

Cómo citar

WACHS, M. C. . A COMPREENSÃO DE MITOS E A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 46, n. 2, p. 23–44, 2022. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/1171. Acesso em: 22 dic. 2024.