PIBID DE ENSINO RELIGIOSO:
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES DE EQUIDADE EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE RELIGIOSA
Mots-clés :
PIBID, Religião e Educação, Ensino Religioso, Escola PúblicaRésumé
O artigo apresenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como política pública de formação de docentes, que na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu o subprojeto Ensino Religioso, proposto pelo Departamento de Ciência da Religião responsável pela licenciatura em Ensino Religioso. Esse subprojeto (2014-2018) aborda o tema religião na escola pública e contribui para a formação de futuros docentes. Além disso, colabora para uma discussão sobre as diferentes tradições religiosas brasileiras em perspectiva compreensiva. A partir da concepção de que as tradições religiosas enquanto área cognoscível também contribuem para explicar a realidade, o PIBID intenciona oferecer novas fontes de conhecimento fundamentadas pelo respeito à laicidade da escola pública.