“SALVE RAINHA”:

MARIA ENTRE A VIDA E O DOGMA ATRAVÉS DA ARTE

Autores/as

  • Rodrigo Portella

Palabras clave:

Arte, Mariologia, Iconografia

Resumen

Este ensaio tem por objetivo refl etir, de forma introdutória, sobre a iconografia mariana na história da arte e das devoções cristãs, trazendo à tona a relação entre as expressões iconográfi cas marianas e as mentalidades, teologias e ambiências das épocas em que, respectivamente, surgiram. Passa-se, com o processo histórico de institucionalização da igreja - e consolidação de suas doutrinas - de piedade mariana ligada, remotamente, às questões da vida diária das pessoas, particularmente das mulheres (parto, leite, livramento, dores) a uma piedade cada vez mais portadora de símbolos e mensagens doutrinárias (Rosário de Fátima, Salete chorando pelos pecadores etc). Intenta-se, portanto, mostrar que à "evolução" da consciência doutrinária na igreja - através do lento desenvolver e fixar de suas formas de fé e dogma normativas - corresponderia, guardadas as devidas proporções, o desenrolar de mudanças de paradigmas referentes à iconografia mariana, que num crescente vai representando, cada vez mais, uma formalidade pictórica e doutrinal.

Publicado

2021-11-05

Cómo citar

PORTELLA, R. . “SALVE RAINHA”: : MARIA ENTRE A VIDA E O DOGMA ATRAVÉS DA ARTE. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 55, n. 1, p. 101–115, 2021. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/806. Acesso em: 22 nov. 2024.

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