CINCO MAL-ENTENDIDOS SOBRE A TEOLOGIA PRÁTICA

Autores/as

  • Bonnie J. Miller-McLemore

Palabras clave:

Teologia Prática, Definições da disciplina, Desdobramentos atuais

Resumen

omando emprestado um formato usado pelo sociólogo Bent Flyvbjerg em um ensaio sobre estudos de caso, este artigo examina cinco mal-entendidos comuns na história e no desenvolvimento da pesquisa na teologia prática: (1) a teologia prática é uma disciplina marginalizada com uma grave crise de identidade; (2) o problema com a teologia prática e a educação teológica é o paradigma clerical; (3) teologia prática e teologia pastoral são termos intercambiáveis; (4) é impossível defi nir a teologia prática ou, inversamente, ela pode ser definida de maneira simples (p. ex., estudo do relacionamento entre crenças e práticas);
e (5) a teologia prática é, em grande parte, se não inteiramente, descritiva, empírica, interpretativa e não é normativa, teológica e, em alguns casos (eu ousaria dizer), cristã. Descrevo cada mal-entendido, ofereço corretivos e concluo que três décadas de progresso na área e desdobramentos complementares em outras áreas da academia reafi rmam antigas intuições na teologia prática sobre a necessidade de formas alternativas de conhecimento teológico e de trabalho adicional na disciplina.

Publicado

2021-08-19

Cómo citar

J. MILLER-MCLEMORE, B. . CINCO MAL-ENTENDIDOS SOBRE A TEOLOGIA PRÁTICA. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 56, n. 2, p. 204–226, 2021. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/719. Acesso em: 25 nov. 2024.