A ESCOLA CONFESSIONAL DE EXCELÊNCIA PODE SER ESPAÇOTEMPO DE PASTORAL?

Authors

  • Fernando Degrandis
  • Laude Erandi Brandenburg

Keywords:

escola em pastoral, macrocompetências, excelência integral

Abstract

O presente artigo apresenta o debate da escola em pastoral aliada à educação de excelência, promovendo aproximações e identificando os desafios de ambas coexistirem. Se, por um lado, a sobrevivência das escolas confessionais privadas está na garantia de uma excelência acadêmica da sua comunidade educativa, por outro, segue diante do desafio de concretizar uma “escola em pastoral” para consolidar a missão dos seus fundadores, que vão ao encontro da missão de fé que fundamenta seu Projeto Político-Pedagógico. O conceito de escola em pastoral supera a tradicional noção de proselitismo. Nessa nova perspectiva de pensar uma comunidade educativa confessional cristã, o olhar está vinculado aos valores que permeiam seu currículo e as relações mais cotidianas. Para além desse olhar da missão fundacional da escola confessional, há de se considerar a realidade global como um todo: a complexidade e a dinamicidade do mundo contemporâneo. A discussão da contextualização e da educação com sentido pode ser embasada no debate de um ensino e uma aprendizagem por competências. É possível para a escola confessional católica fazer o olhar integral para o ser humano, propor-se a educar para além do academicismo, contemplando valores pessoais e sociais, bem como vislumbrar um projeto de vida da pessoa discente? Uma possibilidade para concretizar a escola em pastoral é considerar as macrocompetências no currículo, como propõe o Projeto Educativo e as Matrizes Curriculares do Brasil Marista. Nas macrocompetências, o currículo aborda um olhar acadêmico, mas também ético-estético, político e tecnológico do processo de ensino e de aprendizagem, oferecendo um olhar integral para a educação.

Published

2021-08-19

How to Cite

DEGRANDIS, F. .; ERANDI BRANDENBURG, L. . A ESCOLA CONFESSIONAL DE EXCELÊNCIA PODE SER ESPAÇOTEMPO DE PASTORAL?. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 56, n. 2, p. 331–342, 2021. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/727. Acesso em: 24 nov. 2024.