O desenvolvimento da ideia teológica de liberdade da vontade em Filipe Melanchthon

Autores

  • Eduardo Gross UFJF

Palavras-chave:

Melanchthon, vontade, liberdade

Resumo

O reformador Filipe Melanchthon (1497-1560) foi desenvolvendo a sua concepção teológica sobre a liberdade da vontade durante toda a sua vida. Partindo de uma versão fortemente determinista em 1521, ele notou de forma crescente a significação da ação humana livre. Alguns momentos-chave nesse processo são enfocados nesse texto, tentando mostrar que Melanchthon foi impulsionado por uma preocupação efetiva com o tema ao mesmo tempo que pela necessidade de uma formulação racional apropriada dele. Nesse sentido, ele utilizou elementos da tradição filosófica, dialética e retórica na sua elaboração da questão teológica, oferecendo um modo de pensar sobre a fé bíblica de acordo com a racionalidade.

Biografia do Autor

Eduardo Gross, UFJF

http://lattes.cnpq.br/2654429053268264: Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, RS (1989) e doutorado em Teologia também pela Escola Superior de Teologia (1997), tendo realizado parte dos estudos do doutorado na Lutheran School of Theology at Chicago (EUA) e pesquisa pós-doutoral na Europäische Melanchthon-Akademie Bretten, em 2019-2020, na Alemanha. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Sua tese para promoção a professor titular da UFJF foi: Proposta de Edição Crítica e Tradução dos Loci Theologici (Tópicos Teológicos) de Filipe Melanchthon, de 1521. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF desde 1998, tendo sido coordenador do programa entre 2007 e 2010. Desde 2017, é professor permanente também no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFJF. Atua ainda, desde 2014, como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe. Na graduação, ensina primordialmente no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas e na graduação em Ciência da Religião da UFJF. Tem experiência nas áreas de Teologia, Ciência da Religião e Filosofia, com ênfase em Religião e Hermenêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da religião, religião e hermenêutica, religião e literatura, religião e cultura.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Gross, E. (2022). O desenvolvimento da ideia teológica de liberdade da vontade em Filipe Melanchthon. Estudos Teológicos, 62(2), 293–309. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/1099

Edição

Seção

TEOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE