REFLEXÕES ÉTICO-CIDADÃS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Alvori Ahlert

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Filosofia da Educação, Ação Comunicativa, Formação de professores

Resumo

A educação inclusiva é hoje uma premissa fundamental numa sociedade que se quer democrática. As últimas décadas demonstram uma crescente abertura para com o diferente, com aquelas pessoas portadoras de alguma necessidade especial. Essa realidade tem atingido em cheio a escola. A segunda metade do século XX desafiou, de forma especial, a escola, para que ela se constitua num instrumento de inclusão social de todos aqueles historicamente marginalizados. Isso tem demandado uma nova filosofia da educação, capaz de pensar e articular novas práxis educacionais. Especialmente no contexto da formação de professores, essa filosofia obriga a construção de novas linguagens capazes de significar a realidade inter-relacional de uma sociedade que se dispõe a valorizar as diferenças. Tal filosofia encontra seus fundamentos na “Teoria da Ação Comunicativa” de Habermas. Ela possibilita a formação à busca de linguagens múltiplas capazes de pronunciar o sentido da realidade e ordená-la para que todos, em suas várias diferenças, possam dizer a sua palavra/mensagem e não mais ficar à margem do processo de construção do seu mundo. Só assim as linguagens poderão tornar-se consciência, práxis, carência, necessidade, intercâmbio, fundando relações entre os seres humanos e suas necessidades, e estabelecendo as bases para uma sociedade mais justa e democrática.

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Publicado

2022-11-09

Como Citar

Ahlert, A. (2022). REFLEXÕES ÉTICO-CIDADÃS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Estudos Teológicos, 49(1), 104–115. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/1059