Revistas

  • Estudos Teológicos


    Estudos Teológicos é um periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST publicada nos formatos impresso e eletrônico. A revista publica textos inéditos e revistos em português, espanhol, alemão e inglês de pesquisadores/as nacionais e estrangeiros/as na área de Teologia ou Ciências da Religião, eventualmente em interface com outras áreas do saber no âmbito das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, atuando como um canal de socialização do conhecimento teológico e de pesquisas que apresentem temas relevantes à teologia e à religião.


    Qualis (2017-2020): A3


     ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


    A partir de 2024, a revista Estudos Teológicos adotou o formato de publicação em fluxo contínuo. Agora, os artigos são publicados assim que são aprovados e revisados através do processo de Double Blind Review. Com isso, os rigorosos critérios de avaliação e editoração são mantidos intactos, mas a mudança proporciona uma maior rapidez na divulgação dos artigos e dossiês já aprovados, garantindo uma disseminação ágil do conhecimento teológico.


  • Protestantismo em Revista

    Protestantismo em Revista é uma publicação semestral eletrônica de acesso livre do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Escola Superior de Teologia (Faculdades EST). Publica textos inéditos e revistos em inglês, português, espanhol e alemão de docentes e discentes vinculados a um programa de pós-graduação, na área da teologia ou da ciência da religião e, num espectro maior, das ciências humanas, das ciências sociais aplicadas e na área multidisciplinar, que possuam uma relação temática com o fenômeno religioso e suas várias expressões. 


    ISSN 1678-6408

  • Identidade!

    Chamada para Submissão


    A Revista identidade! está com chamada aberta para submissão de artigos para o dossiê intitulado Diálogos com a intelectualidade negra: História, Imprensa e Comunicação. Os trabalhos serão recebidos até o dia 18 de outubro de 2022 pelo sistema on-line da Revista identidade! (clique aqui para enviar seu artigo).


    Coordenação: Ma. Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer (Faculdades EST)


    Organização: Dr. Arilson dos Santos Gomes (Unilab-CE) e Ma. Lucilene Athaide (Unisinos)


     


    identidade! é um periódico online semestral multidisciplinar de livre acesso (ISSN 2178-437X) do Grupo de Pesquisa Identidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia). Publica textos inéditos e revistos em português, inglês e espanhol, em língua vernácula e traduzidos, de docentes e discentes vinculados a um programa de pós-graduação que versem sobre a questão negra em diferentes contextos sociais, culturais, religiosos, temas atinentes à questão da diversidade e da identidade, especialmente, no contexto brasileiro. Tem por finalidade ser um espaço de reflexão interdisciplinar e inter-religiosa, estimulando o debate por meio da divulgação da produção acadêmica e científica sobre temas relacionados à questão negra nas diferentes ciências.

  • TEAR ONLINE

    TEAR ONLINE - é um periódico semestral eletrônico de livre acesso do Beatitude: Centro de Espiritualidade, Psicologia e Bem Viver e do Centro de Recursos Litúrgicos (CRL), ligada aos grupos de pesquisa Espiritualidade, Religião Vivida e Teologia Prática; Igreja e Mídia e Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST. A revista publica textos inéditos e revistos em português e espanhol de estudantes, professores e pesquisadores nacionais e estrangeiros na área da espiritualidade na interface com o culto cristão, a mídia, a educação e a saúde, além de textos interdisciplinares em diálogo com a ciências humanas, atuando como um canal de socialização do conhecimento e de pesquisas na área da espiritualidade e do bem viver.


    ISSN Eletrônico: 2238-8516


    Qualis (segundo base de dados de 2017-2020)



    • A4 (Ciências da Religião e Teologia)

    • A4 (Artes)

    • A4 (Filosofia)

    • A4 (História)

    • A4 (Interdisciplinar)


    Dossiê  2023/2 – Cinema, teologia e espiritualidades


    O presente dossiê acolherá artigos, ensaios e resenhas frutos de pesquisas que relacionem teologia, cinema e espiritualidades, tendo a espiritualidade humana como um horizonte. No cinema temos um espelho da realidade contemporânea e, ao mesmo tempo, um espaço capaz de refletir os mais diferentes anseios e desejos do ser humano seja a partir de mundos fictícios ou personagens. O universo cinematográfico é capaz de inspirar, instigar e proporcionar uma enormidade de emoções. Ao mesmo tempo, o cinema conta histórias e relatos que podem transbordar de espiritualidade e sentido de vida. Partimos do pressuposto de que diferentes áreas podem contribuir mutuamente, cada qual com suas formas e métodos, para construir novas abordagens e perspectivas para a pesquisa. Nesse sentido, buscam-se nesse dossiê pesquisas que tratem desses diferentes campos do saber, análises de obras cinematográficas a partir da teologia e da espiritualidade, assim como textos que explorem a temática visando novas perspectivas na relação do cinema, a teologia e as espiritualidades.


    Prazo final para submissão de artigos 30 de novembro


    Prazo limite para revisão de autoras e autores:  20 de dezembro.


    Os textos devem observar as Diretrizes para submissão: http://revistas.est.edu.br/index.php/tear/about/submissions 


    Dúvidas: revistatear@est.edu.br

  • COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO

    Coisas do Gênero é um periódico eletrônico semestral do Núcleo de Pesquisa de Gênero e do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. A revista publica pesquisas científicas, relatos de experiências, resenhas e entrevistas inéditas escritas em português e espanhol e traduzidas de outros idiomas. Enfoca a produção em Estudos de Gênero, Feministas e de Diversidade Sexual nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais. Tem caráter interdisciplinar e inclui o entrecruzamento das questões de gênero e sexualidade com outros marcadores sociais como classe social, raça e etnia, geração, deficiência. Assume como foco principal a produção no âmbito da Teologia e das disciplinas que se ocupam com o estudo das religiões.


    ISSN 2447-2654 / Qualis A2 (segundo Quadriênio 2017-2020)

  • Cult de Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop

    Cult de Cultura: revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop é um periódico interdisciplinar semestral do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST e à Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), publicado no formato eletrônico. A revista publica textos inéditos e revistos em português, espanhol e inglês, que abordem temáticas relacionadas à cultura pop, atuando como um canal de socialização de pesquisas e conteúdos que apresentem temas relevantes à cultura pop na interface com as diferentes áreas do conhecimento.