Chamada para dossiê: "RPG, Cultura Pop e Sociedade”

2025-05-05

 

Os RPGs, enquanto prática e gênero, representam um campo interdisciplinar rico para o estudo das formas de entretenimento e construção de narrativas, das dinâmicas de interação social, das práticas pedagógicas e dos recursos para a construção de identidades. Este dossiê visa reunir análises teóricas, estudos de caso e experiências que dialoguem com os seguintes eixos:

  • RPG e Dinâmicas Sociais: Como os RPGs refletem e moldam práticas sociais, relações de poder e dinâmicas de grupo? Como se apresentam as representações de classe, gênero, raça e outras categorias sociais em narrativas e personagens? Quais são as problemáticas de impacto político-social nas metáforas raciais presentes no RPG? Como o RPG pode ser usado como ferramenta de mediação social e construção de comunidades?

  • RPG e Espiritualidade: Quais são as representações de mitos, deuses e espiritualidade nas narrativas de RPG? Como o RPG atua como um espaço de diálogo entre o sagrado e o profano, incluindo simbolismos e práticas de fé? Quais são as aproximações entre RPGs, tradições religiosas, rituais e moralidades? Como o RPG é utilizado em contextos de educação religiosa ou reflexões teológicas?

  • RPG e Narrativas Culturais: O RPG como prática cultural e ritual e seus paralelos com narrativas míticas e jogos narrativos. Etnografias de jogadores e comunidades e o processo de criação de significados e pertencimento cultural. Como as tradições orais e a imaginação coletiva (teorias do imaginário) se manifestam em jogos de mesa e campanhas digitais?

  • RPG e Práticas Educacionais: O uso do RPG como ferramenta didático-pedagógica em diferentes contextos, desde a sala de aula até a educação não formal. Como o RPG contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, pensamento crítico e resolução de problemas? Quais são as experiências de aprendizagem lúdica e a inclusão de jogos narrativos no ensino?

  • RPG e Mídias: Como os RPGs são representados e apropriados em diferentes mídias (cinema, streaming, literatura, Y-Lit, quadrinhos, desenhos animados)? Como os fandoms e adaptações contribuem para a convergência midiática dos RPGs? Quais são os fenômenos de transmídia nos RPGs, com a expansão de narrativas para múltiplos formatos e plataformas?

  • Design e Mecânicas de RPG: O processo de criação de jogos de RPG (concept design), construção de sistemas, narrativas e personagens. Inovações em mecânicas de jogo: interação, agência dos jogadores e desafios éticos. Como o design de RPG pode ser mais inclusivo, atendendo a diferentes públicos e promovendo acessibilidade?

Submissões
Data limite para envio dos textos completos: 10/06/2025
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