Cult de Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop https://revistas.est.edu.br/cult <p><strong>Cult de Cultura: revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop</strong> é um periódico interdisciplinar semestral do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST e à Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), publicado no formato eletrônico. A revista publica textos inéditos e revistos em português, espanhol e inglês, que abordem temáticas relacionadas à cultura pop, atuando como um canal de socialização de pesquisas e conteúdos que apresentem temas relevantes à cultura pop na interface com as diferentes áreas do conhecimento.</p> <p><strong>ISSN 2764-2542</strong></p> pt-BR marcelo.saldanha@est.edu.br (Marcelo Saldanha) larissabecko@gmail.com (Larissa Tamborindenguy Becko) Thu, 16 Jan 2025 21:02:19 -0300 OJS 3.3.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 The Carter legacy https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3364 <p>In this article, we will address the character Margareth Elizabeth Carter (Peggy) from the Marvel Cinematic Universe (MCU) who is present in various media, such as: animations, shorts, comics, films, video games, memes and television series, such as Agent Carter ( 2015). It represents intelligence and resilience, promoting values ​​of representation and equality. Its narrative unfolds across different media and focuses on the fight against sexism and injustice.</p> Ricardo Carvalho Copyright (c) 2025 Ricardo Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3364 Thu, 16 Jan 2025 00:00:00 -0300 Representations of mathematics in logicomix https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3299 <p>The text analyzes the representation of Mathematics in the comic “Logicomix: an epic journey in search of truth” based on the cartographic-critical method that highlights: the plot elements of the story, the protagonist's narrative arc, cohesion, historicity and creative context of the object . It concludes by emphasizing that Mathematics is represented as a possibility of organizing reality, a refuge against madness and belonging to the universe of men and indicating the potential for its use in the classroom.</p> Danilo Magalhães Farias, Amaro Xavier Braga Junior Copyright (c) 2025 Danilo Magalhães Farias, Amaro Xavier Braga Junior https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3299 Thu, 16 Jan 2025 00:00:00 -0300 Analyzing the structure of games in tabletop roleplaying games https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3351 <p>This paper discusses, based on an essay analysis and using Thompson's Depth Hermeneutics (DH) (1995), how tabletop RPGs (roleplaying games) exhibit the same game characteristics associated with video games described by Jesse Schell (2011). It examines the similarities and differences within a typical pop culture medium and concludes by proposing the identification of three additional categories beyond those outlined in Schell's theory: performance, creative freedom, and the possibility of serialization.</p> Mônica Lima de Faria , Amaro Xavier Braga Junior Copyright (c) 2024 Mônica Lima de Faria , Amaro Xavier Braga Junior https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3351 Thu, 16 Jan 2025 00:00:00 -0300 Candidaturas e mandatos coletivos: mulheres na luta pela representação no parlamento brasileiro nas eleições de 2022 https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/2841 <p>A sub-representação das mulheres é uma realidade na política brasileira, vista como prioridade na agenda de luta das vertentes feministas. As candidaturas e mandatas coletivas vencedoras nas eleições municipais de 2020 têm o propósito de romper o ciclo de exclusão pela ocupação legítima de um espaço institucional dominado por homens, inserir as pautas de gênero e ampliar as participações decisórias.</p> <p>Analisaremos as entrevistas realizadas com as mandatas coletivas eleitas em 2020 com o objetivo de verificarmos as estratégias adotadas para ampliar a representação da mulher na política.</p> <p>Apresentaremos os resultados preliminares do estudo realizado pelas pesquisadoras e pesquisadores do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUCSP). Foram feitas 20 entrevistas em profundidade de um total de 25 mandatos coletivos eleitos em 2020.</p> <p>A partir desses eixos, buscamos compreender como as candidaturas coletivas apresentaram o debate da participação da mulher na política durante o processo eleitoral.</p> <p>Analisaremos as percepções das mandatas eleitas sobre a presença feminina nos parlamentos, buscando compreender os desafios apresentados para a atuação desses novos arranjos partidários.</p> Rosemary Segurado Copyright (c) 2025 Rosemary Segurado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/2841 Thu, 16 Jan 2025 00:00:00 -0300 Representações do grotesco em Berserk https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3406 <p><span style="font-weight: 400;">No mundo contemporâneo, os traços do grotesco se mostram cada vez mais presentes nos diversos campos da arte, especialmente nas artes visuais e nas histórias em quadrinhos. O grotesco está por toda a parte e pode ser entendido como uma categoria estética que possui “estrutura” definida. Suas características, que transpassam diversos períodos históricos e variadas formas artísticas, comumente incluem o sinistro, as deformidades e as estranhezas, que estabelecem uma dinâmica de atração e repulsa. O objetivo deste artigo é analisar o mangá </span><em><span style="font-weight: 400;">Berserk</span></em><span style="font-weight: 400;">&nbsp;de modo a compreender como a estética grotesca é ali expressa, sobretudo nos arcos </span><em><span style="font-weight: 400;">Era de Ouro</span></em><span style="font-weight: 400;"> e </span><em><span style="font-weight: 400;">Convicção</span></em><span style="font-weight: 400;">. A metodologia utilizada para desenvolvimento da pesquisa será o </span><em><span style="font-weight: 400;">Método cartográfico-crítico para análise de produções culturais e artefatos da cultura pop</span></em><span style="font-weight: 400;"> proposto por Reblin (2020), com foco na dimensão estética. As seguintes obras embasarão a análise: </span><em><span style="font-weight: 400;">O império do grotesco</span></em><span style="font-weight: 400;"> (2002), de Muniz Sodré e Raquel Paiva, </span><em><span style="font-weight: 400;">O Grotesco: configuração na pintura e na literatura</span></em><span style="font-weight: 400;">, de Wolfgang Kayser (1986), e </span><em><span style="font-weight: 400;">A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais</span></em><span style="font-weight: 400;">, de Mikhail Mikhailovitch Bakhtin (1987). A partir da análise de </span><em><span style="font-weight: 400;">Berserk</span></em><span style="font-weight: 400;">, demonstrar-se-á que seu autor, Kentaro Miura, recorre a uma grande quantidade de composições imagéticas povoadas pelo imaginário grotesco, sinalizando possíveis releituras de obras de arte consagradas que dialogam com a categoria estética em questão, tendo em vista principalmente os atributos elencados por Kayser: o </span><em><span style="font-weight: 400;">monstruoso</span></em><span style="font-weight: 400;">, o </span><em><span style="font-weight: 400;">animalesco</span></em><span style="font-weight: 400;">, o </span><em><span style="font-weight: 400;">mecânico</span></em><span style="font-weight: 400;"> e a </span><em><span style="font-weight: 400;">loucura.</span></em></p> Vinicius Ribeiro da Silva, Ruben Marcelino Bento da Silva Copyright (c) 2025 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3406 Thu, 16 Jan 2025 00:00:00 -0300 The study of comics as technologies of the imaginary https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3428 <p>This article analyzes comic books based on a theory of the imaginary based on the approaches of Durand (2012), Maffesoli (2001), Pitta (2005) and Silva (2003). Structured as an analytical essay, it traces a transversal and transdisciplinary perspective, based on a literature review seeking connections between the studies of comic books and their insertion as technologies of the imaginary. Four main forms of agency of the imaginary in comic books are listed: ideogrammatic codes, image reading, the presence of stereotypes and, finally, the use of mythologies and archetypes. It concludes that these categories, combined with the study of comic books, can assist in future studies on the imaginary and its technologies in the comic book media.</p> Guilherme “Smee” Sfredo Miorando, Amaro Xavier Braga Junior Copyright (c) 2025 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3428 Thu, 16 Jan 2025 00:00:00 -0300 Editorial https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3371 Marcelo Ramos Saldanha Copyright (c) 2025 Marcelo Ramos Saldanha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3371 Thu, 16 Jan 2025 00:00:00 -0300