Hermenêutica Feminista em Movimento

Dissidências e consonâncias acerca da memória, luto e escrita de si com Nísia e Maria Firmina

Autores/as

Palabras clave:

Hermenêutica feminista, História de professoras, .Autorias criativas, Imaginação

Resumen

Esse artigo é um ensaio hermenêutico que tem por base recortes da história de vida de duas mulheres, uma branca e uma negra, Nísia Floresta e Maria Firmina dos Reis, professoras que o Brasil produziu no século XIX. Insere-se nos estudos feministas com acento no recorte interpretativo de teólogas que introduziram a hermenêutica feminista bíblica. Buscamos fazer uma adaptação das leituras das biblistas e transpomos esse modo de interpretar para textos da área da Educação. Apresentamos em um breve recorrido as duas autoras professoras em suas trajetórias de gênero, classe e raça. E, por meio da hermenêutica feminista, buscamos entrelaçar aspectos sobre a forma distinta como cada uma viveu e escreveu as suas dores de luto nas perdas de pessoas queridas.

Biografía del autor/a

Edla Eggert, PUCRS

Pós-doutora em estudos feministas pela Universidade Nacionall de La Plata, AR (CAPES/2023) e pela UAM-Xochimilco, Mx (CNPq/2014). Doutora em Teologia pela Faculdades EST e Mestra em Educação pela UFRGS. Pesquisadora 1B do CNPq. Professora na Escola de Humanidades da PUCRS

Beatriz Berr Elias, PUCRS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da PUCRS com bolsa CAPES. Mestra em educação e licenciada em História pela PUCRS.

Francielle Fernandes dos Santos, PUCRS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, Licenciada em História pela PUCRS com especialização em Coordenação Pedagógica e em História e Cultura Afro-Brasileira.

Publicado

2025-11-21

Cómo citar

Eggert, E., Elias, B. B., & dos Santos, F. F. (2025). Hermenêutica Feminista em Movimento: Dissidências e consonâncias acerca da memória, luto e escrita de si com Nísia e Maria Firmina. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 11(1). Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/4131