A criança, a Bíblia e a história

Autores/as

  • Remí Klein

Palabras clave:

Criança, Narração de histórias, história, Bíblia

Resumen

O tema deste texto é a narração de histórias bíblicas na perspectiva da criança, com enfoque especial em fundamentos e modelos narrativos, em busca de critérios e paradigmas para a prática narrativa de histórias bíblicas com crianças. Apresenta-se a narrativa como um gênero literário importante na Bíblia e a narração de histórias bíblicas, em especial com crianças, como uma atividade fundamental no processo de ensino-aprendizagem na fé, em famílias, escolas, comunidades e outros contextos de Educação Cristã. Descreve-se a atividade narrativa, outrossim, como um processo interdisciplinar com múltiplas dimensões que se interrelacionam profundamente, fornecendo dados e conceitos que ajudem a identificar os elementos constitutivos do processo narrativo. A partir de pesquisa bibliográfica, aponta-se a narração de histórias bíblicas como um princípio pedagógico, teológico e metodológico por excelência na Educação Cristã com crianças. Apresenta-se uma abordagem bíblico-teológica, enfocando a concepção de educação na fé que perpassa o Antigo e o Novo Testamentos, com destaque ao papel da narração de histórias neste processo educativo. A partir da relação entre criança, Bíblia e Teologia, indica-se possibilidades, desafios e implicações para a releitura bíblica e a narração de histórias bíblicas na perspectiva da criança.

Publicado

2025-05-10

Cómo citar

Klein, R. (2025). A criança, a Bíblia e a história. Protestantismo Em Revista, 25(1), 41–58. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3778

Número

Sección

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

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