Método em educação cristã e modelos narrativos

Autores

  • Remí Klein

Palavras-chave:

criança, Bíblia, história, narração, método

Resumo

O tema deste texto é a narração de histórias bíblicas na perspectiva da criança, com enfoque especial em fundamentos e modelos narrativos, em busca de critérios e paradigmas para a prática narrativa de histórias bíblicas com crianças. Apresenta-se a narrativa como gênero literário importante na Bíblia e a narração de histórias bíblicas, em especial com crianças, como atividade fundamental no processo de ensino-aprendizagem na fé, em famílias, escolas, comunidades e outros contextos de Educação Cristã. Descreve-se a atividade narrativa, outrossim, como um processo interdisciplinar com múltiplas dimensões que se interrelacionam profundamente, fornecendo dados e conceitos que ajudem a identificar elementos constitutivos do processo narrativo. A partir de pesquisa bibliográfica, aponta-se a narração de histórias bíblicas como princípio pedagógico, teológico e metodológico por excelência na Educação Cristã com crianças. Enfoca-se a narração e a questão do método e aborda-se modelos narrativos para o trabalho em Educação Cristã, com vistas a uma Teologia mais contextualizada à realidade e à vida das crianças. Por meio de identificação, exemplificação, análise e proposição de diferentes modelos narrativos, apresenta-se critérios norteadores para a prática narrativa com crianças, em famílias, escolas, comunidades e outros contextos de Educação Cristã.

Downloads

Publicado

20-05-2025

Como Citar

Klein, R. (2025). Método em educação cristã e modelos narrativos. Protestantismo Em Revista, 26(1), 70–85. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3799

Edição

Seção

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO