IDENTIDADE DO ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Mots-clés :
Educação, Ensino Religioso, Produção CientíficaRésumé
Este texto apresenta os resultados do mapeamento da produção científica do Ensino Religioso no período de 1995 a 2010, por meio de livros teóricos, teses e dissertações, artigos em periódicos científicos e artigos em eventos acadêmicos para conformação da referida área do conhecimento, assim orientada pela legislação em vigor, permitindo identificar temas recorrentes, priorizados, emergentes, restritos, omitidos, contribuindo para o reconhecimento do status científico da área. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar a produção do conhecimento sobre o Ensino Religioso por meio do Estado da Arte em diferentes produções, no período pré-determinado, subsidiando a rede dos atuais e futuros pesquisadores do Ensino Religioso brasileiro. Metodologicamente, estabelecida a compreensão do que seja uma produção de conhecimento, a quantificação dos artigos, livros, trabalhos em eventos e trabalhos acadêmicos inventariados foi possível em virtude do mapeamento realizado sobre o tema no lapso temporal definido, seja em versão impressa (em bibliotecas) ou eletrônica (em ambiente web, onde se localizam os periódicos on-line, em sítios de instituições de ensino e ou não) ou mesmo em ambas as versões. A pesquisa culminou na quantificação de 809 documentos, organizados por área de conhecimento, mediante a definição e a aplicação de critérios de análise do material catalogado, realizado pelos demais pesquisadores do projeto. Esses dados contribuíram para o projeto que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação e Religião, que desde 2008 está mapeando a produção científi ca no contexto brasileiro sobre o Ensino Religioso, enquanto componente curricular e área de conhecimento, estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o que exigirá outras pesquisas para prosseguir nesse percurso.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Estudos Teológicos 2022

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






