Contribuições de Carl Jung para a educação cristã no processo de individuação

Auteurs

  • Rosane Geörg Oriques Faculdades EST
  • Odilon Duffeck Faculdades EST

DOI :

https://doi.org/10.22351/et.v65i1.3442

Mots-clés :

Educação cristã, Jung, Individuação, Educação, Jesus

Résumé

Este artigo investiga as contribuições de Carl Jung para a educação cristã no processo de individuação, considerando-o como o desenvolvimento integral do ser humano. A educação cristã deve ir além da simples transmissão doutrinária; ela precisa promover aspectos emocionais, espirituais e cognitivos. A pesquisa busca compreender como a educação cristã pode contribuir para esse processo, auxiliando no fortalecimento do "Eu" e na resiliência frente aos desafios da vida. A mensagem de Jesus e seus ensinamentos incentivam a reflexão interior e a transformação pessoal. Assim, uma educação cristã eficaz deve dialogar com as necessidades humanas, promovendo uma vivência que valorize a inclusão, a dignidade e o compromisso com o Reino de Deus. Dessa forma, conclui-se que a verdadeira educação cristã não apenas ensina sobre Cristo, mas conduz cada pessoa a uma experiência pessoal e transformadora com Ele, promovendo uma vida mais íntegra, autêntica, consciente e conectada com Deus e com o próximo.

Bibliographies de l'auteur

Rosane Geörg Oriques, Faculdades EST

Graduação em Psicologia, Pós-Graduada em Psicologia Analítica, Especialista em Religiosidade e Espiritualidade na Prática Clínica, Mestrado em Teologia, e Doutoranda em Teologia, bolsista CAPES, e-mail: [email protected]

Odilon Duffeck, Faculdades EST

Graduação em Música, Mestre em Teologia e Doutorando em Teologia, bolsista CAPES, e-mail: [email protected]

Téléchargements

Publiée

2025-09-01

Comment citer

GEÖRG ORIQUES, R. .; DUFFECK, O. Contribuições de Carl Jung para a educação cristã no processo de individuação. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i1.3442. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3442. Acesso em: 5 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2025/1: Educação Cristã - reflexões sobre práticas contemporâneas