Contribuições de Carl Jung para a educação cristã no processo de individuação
DOI :
https://doi.org/10.22351/et.v65i1.3442Mots-clés :
Educação cristã, Jung, Individuação, Educação, JesusRésumé
Este artigo investiga as contribuições de Carl Jung para a educação cristã no processo de individuação, considerando-o como o desenvolvimento integral do ser humano. A educação cristã deve ir além da simples transmissão doutrinária; ela precisa promover aspectos emocionais, espirituais e cognitivos. A pesquisa busca compreender como a educação cristã pode contribuir para esse processo, auxiliando no fortalecimento do "Eu" e na resiliência frente aos desafios da vida. A mensagem de Jesus e seus ensinamentos incentivam a reflexão interior e a transformação pessoal. Assim, uma educação cristã eficaz deve dialogar com as necessidades humanas, promovendo uma vivência que valorize a inclusão, a dignidade e o compromisso com o Reino de Deus. Dessa forma, conclui-se que a verdadeira educação cristã não apenas ensina sobre Cristo, mas conduz cada pessoa a uma experiência pessoal e transformadora com Ele, promovendo uma vida mais íntegra, autêntica, consciente e conectada com Deus e com o próximo.