Espiritualidade de estudantes de teologia

Relato de uma pesquisa-ação

Auteurs

  • Isaac Malheiros Meira Junior Unasp
  • Vanessa Meira Unasp

DOI :

https://doi.org/10.22351/et.v64i3.2995

Mots-clés :

Espiritualidade, Formação espiritual, Educação teológica

Résumé

Este artigo apresenta e discute os resultados parciais de uma pesquisa-ação sobre espiritualidade e hábitos devocionais de estudantes de graduação em teologia. O objetivo foi analisar o impacto de um curso de Formação Espiritual na espiritualidade dos participantes. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa e contou com 43 alunos de um seminário confessional no Brasil. Na Fase I, a análise das respostas revelou que havia desconhecimento e dificuldades na prática dos hábitos devocionais. Na Fase II, foi realizado um curso de Formação Espiritual. Na Fase III, as respostas evidenciaram que a intervenção causou um impacto positivo sobre os participantes. Os resultados da pesquisa indicaram que a intervenção teórico-prática, na forma de um curso de Formação Espiritual, contribuiu significativamente para a espiritualidade, sugerindo caminhos para potencializar ações que fomentem o desenvolvimento da espiritualidade nas instituições de educação teológica.

Biographie de l'auteur

Vanessa Meira, Unasp

Doutora em Teologia (Faculdade EST, São Leopoldo-RS), Mestra em Teologia (Faculdades EST, São Leopoldo-RS). Professora do PPG em Teologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).

Téléchargements

Publiée

2025-03-06

Comment citer

MALHEIROS MEIRA JUNIOR, I.; MEIRA, V. Espiritualidade de estudantes de teologia: Relato de uma pesquisa-ação. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 64, n. 3, 2025. DOI: 10.22351/et.v64i3.2995. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/2995. Acesso em: 12 mars. 2025.

Numéro

Rubrique

TEOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE