Espiritualidade de estudantes de teologia
Relato de uma pesquisa-ação
DOI :
https://doi.org/10.22351/et.v64i3.2995Mots-clés :
Espiritualidade, Formação espiritual, Educação teológicaRésumé
Este artigo apresenta e discute os resultados parciais de uma pesquisa-ação sobre espiritualidade e hábitos devocionais de estudantes de graduação em teologia. O objetivo foi analisar o impacto de um curso de Formação Espiritual na espiritualidade dos participantes. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa e contou com 43 alunos de um seminário confessional no Brasil. Na Fase I, a análise das respostas revelou que havia desconhecimento e dificuldades na prática dos hábitos devocionais. Na Fase II, foi realizado um curso de Formação Espiritual. Na Fase III, as respostas evidenciaram que a intervenção causou um impacto positivo sobre os participantes. Os resultados da pesquisa indicaram que a intervenção teórico-prática, na forma de um curso de Formação Espiritual, contribuiu significativamente para a espiritualidade, sugerindo caminhos para potencializar ações que fomentem o desenvolvimento da espiritualidade nas instituições de educação teológica.