O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL:

O DIFÍCIL EXERCÍCIO DA DIFERENÇA

Autores/as

  • Laude Erandi Brandenburg

Palabras clave:

Ensino religioso, Escolas públicas

Resumen

O ensaio apresenta as resultados preliminares de uma pesquisa sobre concepções epistemológicas essenciais ao Ensino Religioso na rede estadual de escolas do RS. Dentre elas, destaca-se a questão das diferenças na educação e, de modo específico, no Ensino Religioso. O ponto de partida é o amparo na legislação através do respeito à diversidade religiosa nas escolas. Questões como identidade, semelhança, igualdade, tolerância, alteridade, gênero, conflitos e processo coletivo se mesclam na busca de acenos epistemológicos para as práticas no Ensino Religioso. A análise preliminar dos dados da pesquisa de campo em andamento dá conta do panorama epistemológico detectado na revisão bibliográfica até o momento.

Publicado

2022-11-08

Cómo citar

BRANDENBURG, L. E. . O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL:: O DIFÍCIL EXERCÍCIO DA DIFERENÇA. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 45, n. 1, p. 78–98, 2022. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/1289. Acesso em: 22 dic. 2024.