Educação cristã

reflexões sobre práticas contemporâneas

Autores

  • Laude Erandi Brandenburg Faculdades EST
  • Marilze Wischral Rodrigues Faculdade Luterana de Teologia

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v65i1.4171

Palavras-chave:

Educação Cristã, Formação integral, Discipulado, Transformação, Fé e realidade

Resumo

A educação cristã, desde suas origens no catecumenato, configura-se como um processo formativo integral, centrado na vivência comunitária, na ética e na espiritualidade. Inspirada na paideia grega, visava moldar o caráter e a fé dos iniciantes, culminando no Batismo. No período patrístico, pensadores como Agostinho destacaram a interioridade e a catequese como método pedagógico. Na Idade Média, a escolástica conciliou fé e razão, com Tomás de Aquino como principal expoente. A Reforma Protestante ampliou o acesso à educação, enfatizando a leitura bíblica e o papel da família, com Lutero e Calvino defendendo uma formação universal e humanista. Do século XVII ao XX, o Iluminismo criticou a educação cristã por limitar a razão e a liberdade, propondo uma educação laica e estatal. Contudo, em regiões reformadas, a fé cristã dialogou com a razão, mantendo sua influência ética. Nas Américas, a educação cristã expandiu-se com a colonização, marcada pela catequese indígena e ensino religioso. No século XIX, escolas confessionais cresceram, e no século XX, a educação cristã incorporou ciência, cidadania e direitos humanos. As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), ligadas à Teologia da Libertação, promoveram educação popular e crítica, fortalecendo a fé como instrumento de justiça social. As Escolas Dominicais e a Missão Integral consolidaram a educação cristã evangélica, integrando ensino bíblico, formação de caráter e ação social. Influenciada por Paulo Freire, a educação cristã atual valoriza o diálogo entre fé e realidade. A aprendizagem cristã é contínua, relacional e transformadora, envolvendo cognição, afetividade e atitude, formando pessoas seguidoras de Jesus e comprometidas com o Evangelho e com a transformação da sociedade.

Biografia do Autor

Laude Erandi Brandenburg, Faculdades EST

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002). Atualmente é professora titular da Faculdades EST. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Religioso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino religioso, educação cristã, fundamentos epistemológicos do ensino religioso, educação-teologia e educação, docência no Ensino Superior.

Marilze Wischral Rodrigues, Faculdade Luterana de Teologia

Possui graduação em Letras pela Fundação Educacional da Região de Joinville (1985); especialização em Interdisciplinariedade pelo IBPEX/UNIVILLE (2001); mestrado em Teologia, com ênfase em Educação Comunitária, pelo IEPG/EST (2007); especialização em Estudos Avançados em Teologia e Bíblia, pela FLT (2010); e doutorado em Teologia, pelo PPG/EST (2019). Atualmente é professora titular da Faculdade Luterana de Teologia. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Educação Cristã, atuando principalmente nos seguintes temas: educação cristã contínua, metodologia da pesquisa, formação contínua e formação de adultos.

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Publicado

2025-09-01

Como Citar

BRANDENBURG, L. E.; RODRIGUES, M. W. . Educação cristã: reflexões sobre práticas contemporâneas. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i1.4171. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/4171. Acesso em: 5 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1: Educação Cristã - reflexões sobre práticas contemporâneas