O O PAPEL ECOLÓGICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL: UMA ANÁLISE FRENTE AO TEMA DO MEIO AMBIENTE NO PERÍODO DE 2003 A 2022

Autores

  • Oliveira Maria Jonas José de PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v65i2.3400

Palavras-chave:

Assembleias de Deus; Ecologia; Jornal Mensageiro da Paz; Revista Lições Bíblicas.

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a relação das Assembleias de Deus no Brasil com a ecologia. Trata-se, reconhecidamente, da maior denominação pentecostal brasileira, numericamente falando. No entanto, é preciso não apenas constatar as dádivas de seu crescimento numérico e, portanto, sua evidente presença no espaço público, mas, investigar também o exercício de sua responsabilidade para com a sociedade e o bem comum, em especial com o meio ambiente, no cuidado com a terra que é a casa de todos. Neste sentido, os documentos oficiais da denominação – o periódico mensal, Jornal Mensageiro da Paz, e a revista trimestral Lições Bíblicas, utilizada todos os domingos na Escola Bíblica Dominical – são meios de evidenciar as posições oficiais da igreja, disponibilizadas e ensinadas a toda a membresia, quanto às questões ecológicas e como exercem (ou não) o seu papel de influência na sociedade no sentido de uma defesa ao meio ambiente, no cuidado com a natureza e na conscientização de seus membros sobre os deveres com a terra.

Downloads

Publicado

27.05.2026

Como Citar

JONAS JOSÉ DE , O. M. O O PAPEL ECOLÓGICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL: UMA ANÁLISE FRENTE AO TEMA DO MEIO AMBIENTE NO PERÍODO DE 2003 A 2022. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 2, 2026. DOI: 10.22351/et.v65i2.3400. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3400. Acesso em: 4 jun. 2026.