Da confessionalidade inclusiva ao identitarismo confessional

Uma reflexão teológico-moral crítica sobre o sentido da educação católica

Autores

  • André Luiz Boccato Almeida PUC-SP
  • Carolina Mureb PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v65i1.3466

Palavras-chave:

Educação, Confessionalidade, Identitarismo, Teologia Moral

Resumo

O presente artigo versa sobre o desafio enfrentado pela educação católica diante dos questionamentos de grupos católicos neoconservadores acerca de sua fidelidade à identidade confessional. Sabe-se que o mundo contemporâneo é marcado pela afirmação de visões de mundo, de ser humano, de ética e de educação que rompem com um único modelo de referência. No campo do ensino e da educação esta heterogeneidade se faz presente. As próprias redes sociais e os influencers fazem questão de disseminar as diferenças a ponto de aumentar a conflitualidade e o embate de perspectivas. Nesse contexto, coloca-se o dilema entre duas perspectivas de educação católica: uma perspectiva dialógica e outra de caráter identitário. A análise se desdobrará em três momentos. No primeiro, apresentar-se-á o fenômeno da identidade confessional e do identitarismo confessional no cenário educativo atual. Posteriormente, buscar-se-á destacar o sentido teológico de uma educação confessional católica, a partir da tradição educativa da Igreja, entre muitas confusões e provocações. Por fim, endossar-se-á, de modo reflexivo, o sentido da escola confessional católica e sua missão no contexto do pluralismo educacional. Destarte, abordar este tema é de extrema importância na atual conjuntura eclesial e social, pois o conteúdo e o modo de se propor a educação são fundamentais no que tange ao diálogo sincero com a realidade por parte da Igreja.

Biografia do Autor

André Luiz Boccato Almeida, PUC-SP

Doutor em Teologia Moral pela Pontificia Università Lateranense (PUL). Pós-Doutor em Teologia (PUC-PR). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Educação Sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Pós-doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor da Faculdade de Teologia da PUC-SP. Contato: [email protected].

Carolina Mureb, PUC-SP

Doutoranda em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Ensino Religioso Escolar pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Bacharel em Teologia e Pedagogia pela PUC-SP. Contato: [email protected] .

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

BOCCATO ALMEIDA, A. L.; MUREB, C. Da confessionalidade inclusiva ao identitarismo confessional: Uma reflexão teológico-moral crítica sobre o sentido da educação católica . Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i1.3466. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3466. Acesso em: 5 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1: Educação Cristã - reflexões sobre práticas contemporâneas