A guerra cultural e os delineamentos de uma dinâmica reacionária na conjuntura brasileira recente

Autores

  • Celso Gabatz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v64i1.2964

Palavras-chave:

Guerra Cultural, Reacionarismo, Ideologia, Medo

Resumo

Esta análise busca desvelar questões presentes na conjuntura brasileira, na perspectiva das tensões decorrentes de uma guerra cultural e suas implicações no âmbito das sociabilidades. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental a partir do levantamento de referências teóricas já publicadas, o artigo traz à tona as críticas feitas ao “marxismo cultural” em suas ligações com a governança brasileira. A despeito de uma noção epistemológica bastante simplória acerca da decadência moral da sociedade, a retórica alarmista adquire êxito ao amalgamar uma coesão social estratégica. Os resultados apontam que as questões sublinhadas na abordagem conseguem amplificar elementos que evocam performances em favor de uma ordem moralista.

Biografia do Autor

Celso Gabatz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Doutor em Ciências Sociais. Mestre em História. Graduado em Teologia, Filosofia e Sociologia. Professor Colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdades EST, São Leopoldo-RS. E-mail: gabatz12@hotmail.com   

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

GABATZ, C. A guerra cultural e os delineamentos de uma dinâmica reacionária na conjuntura brasileira recente. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 64, n. 2, 2025. DOI: 10.22351/et.v64i1.2964. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/2964. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Direitas Religiosas: História, Memórias e Perspectivas