O código das famílias em Cuba

Autores

  • Yamilka Hernández Guzmán Faculdades EST
  • Carolina Bezerra de Souza Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v64i1.2761

Palavras-chave:

Família, Direitos, Fundamentalismos

Resumo

O Estado cubano aprovou um novo Código de Família com uma perspectiva mais inclusiva. A nova legislação contempla a diversidade de estruturas familiares e inclui o reconhecimento e a ampliação de direitos para os grupos LGBTQIA+. Nesse contexto, o novo código também provocou uma polarização exacerbada entre as diferentes confissões religiosas. Este trabalho pretende analisar essa realidade utilizando a netnografia como método de pesquisa nas redes sociais das igrejas cubanas e dos movimentos religiosos envolvidos. A análise se concentrará, sobretudo, nos argumentos teológicos feministas e decoloniais no âmbito da garantia dos direitos humanos.

Biografia do Autor

Yamilka Hernández Guzmán, Faculdades EST

Formada em Psicologia pela Universidad de Oriente, em Santiago de Cuba, Cuba. Mestre em Intervenção Psicosocial no Desenvolvimento Humano pela mesma universidade. Formada em Teologia pelo Seminario Concordia da IEUSL e certificada pelo Seminario Concordia da LCMS. Doutora em Teologia pelas Faculdades EST, Brasil.

Carolina Bezerra de Souza, Faculdades EST

Doutora e mestre em Ciências da Religião pela PUC Goiás. Pós-doutorado em Teologia Bíblica pelas Faculdades EST. Docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação das Faculdades EST.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

HERNÁNDEZ GUZMÁN, Y.; BEZERRA DE SOUZA, C. O código das famílias em Cuba. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v64i1.2761. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/2761. Acesso em: 5 set. 2025.

Edição

Seção

Religião e direitos humanos, diversidade e justiça social