Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO
Coisas do Gênero é um periódico eletrônico semestral do Núcleo de Pesquisa de Gênero e do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. A revista publica pesquisas científicas, relatos de experiência, resenhas, documentos, entrevistas, memórias e expressões artísticas e culturais, nos idiomas português e espanhol e traduzidas de outros idiomas. Enfoca a produção em Estudos de Gênero, Feministas e de Diversidade Sexual nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais. Tem caráter interdisciplinar e inclui o entrecruzamento das questões de gênero e sexualidade com outros marcadores sociais como classe social, raça e etnia, geração, deficiência. Assume como foco principal a produção no âmbito da Teologia e das disciplinas que se ocupam com o estudo das religiões.

Podem submeter textos na Revista Coisas do Gênero discentes e docentes vinculados e vinculadas a núcleos e grupos de pesquisa de programas de pós-graduação dentro do âmbito das áreas das ciências humanas e das ciências sociais e afins, desde que a temática esteja vinculada com Gênero, Feminismos e Diversidade Sexual.

MISSÃO

Promover a democratização do conhecimento e a construção de relações justas, com atenção especial para as relações de gênero, a visibilização e o fortalecimento dos Estudos de Gênero, Feministas e de Diversidade Sexual através do estabelecimento de epistemologias que sustentem a ação da produção científica, dos movimentos sociais, das igrejas e das gestões públicas na América Latina e no Caribe.

JUSTIFICATIVA

É comum ouvirmos a expressão Coisas do Gênero quando as pessoas falam de assuntos genéricos, algo meio sem nome, sem definição. No entanto, para nós do Núcleo de Pesquisa de Gênero e do Programa de Gênero e Religião, Coisas do Gênero refere-se a assuntos muito bem definidos e direcionados: a construção social dos corpos masculinos e femininos e suas implicações cotidianas. Desta forma, Coisas do Gênero refere-se à busca constante de justiça e dignidade nas relações interpessoais. O Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST é herdeiro da Cátedra de Teologia Feminista criada em 1990 e implementada em 1991. A discussão sobre o lugar das mulheres na Igreja e na formação teológica, bem como sobre Teologia Feminista na Faculdades EST, no entanto, antecede a década de 1990. A criação da Cátedra foi um passo significativo com a contratação de uma Professora dedicada integralmente ao desenvolvimento dessa discussão na e a partir da instituição. Ainda na década de 1990, também na EST, houve influência das discussões sobre gênero e suas perspectivas conceituais e analíticas tanto no que diz respeito às relações sociais quanto à produção do conhecimento teológico. Evidência disso foi a constituição do Núcleo de Pesquisa de Gênero, em 1999, um braço da Cátedra de Teologia Feminista no âmbito da pós-graduação e na pesquisa. O Programa de Gênero e Religião, constituído em 2008, é um espaço interinstitucional formado pelo conjunto de estruturas e ações que buscam oportunizar a reflexão e ação sobre questões de gênero e religião nos diversos setores, cursos e atividades na Faculdades EST e na relação com outras Instituições de Ensino, igrejas e religiões, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, administrações e gestões de políticas públicas. É também um espaço articulador das lutas históricas dos movimentos de mulheres, de maneira especial no campo da Teologia, mas, simultaneamente, desde uma perspectiva interdisciplinar e considerando os diversos entrecruzamentos de pertença social de maneira ampla, incluindo raça e etnia, classe social, sexualidade, geração, deficiência, entre outros. Desenvolve suas ações incorporando as teorias de gênero como instrumental de análise e crítica das desigualdades sociais, capaz de evidenciá-las nas relações cotidianas e nas formas de produção de conhecimento e atuando como agente de transformação a partir do diálogo com diversos setores sociais, tendo como meta maior a construção de relações sociais justas e igualitárias. 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

A revista Coisas do Gênero é destinada a docentes, discentes, instituições de ensino e ao público em geral como fonte de conhecimento e pesquisa. Com o propósito de democratizar pesquisas, experiências, resenhas e entrevistas, possui uma versão online sem restrições de acesso. A revista aceita textos (artigos e resenhas) no formato Microsoft Word de discentes e docentes vinculados e vinculadas a núcleos e grupos de pesquisa de programas de pós-graduação dentro do âmbito das áreas das ciências humanas e das ciências sociais e afins, desde que a temática esteja vinculada com Gênero, Feminismos e Diversidade Sexual. Os textos devem ser submetidos pelo portal da revista mediante cadastro e criação de login e senha. Os artigos (dossiê e gerais) são submetidos ao exame de Avaliação Cega por pares. Os critérios de avaliação estão pautados em questões de forma — ortografia, gramática, obediência às normas da ABNT e à formatação exigida pela revista — conteúdo — consistência na argumentação, uso de referências atualizadas, clareza de pensamento — e pesquisa — fundamentação teórica, problematização e hipóteses delineadas.

PERIODICIDADE

A revista Coisas do Gênero tem a periodicidade semestral.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Coisas do Gênero oferece acesso livre e imediato ao conteúdo publicado, sem qualquer custo para leitura ou envio de conteúdo.