Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Não devem ser usados termos genéricos masculinos como "homem" para se referir a humanidade etc. A Revista Coisas do Gênero indica o uso da linguagem inclusiva de gênero.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word e não constam os dados de autoria.
  • Os dados de autoria deverão ser registrados nos metadados da submissão e/ou no Perfil de Cadastro, no tópico "Resumo da Biografia". Os dados que estiverem descritos neste tópico serão, após aprovação final do texto, transportados para o texto. Por isso, é importante preencher cuidadosamente este tópico.
  • A estrutura do artigo científico é obrigatoriamente composta por: título, título em inglês, resumo e palavras-chave, abstract and Keywords, considerações iniciais, desenvolvimento, considerações finais e referências. As Resenhas, Memórias, Relatos de experiência, Entrevistas, Documentos e Expressões artísticas e culturais não necessitam de resumo e palavras-chave/abstract and Keywords.
  • As referências apresentadas estão completas, de acordo com as normas da Revista e ABNT. Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos, bem como sua data de acesso.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Suas fontes estão completas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores e Autoras

A revista aceita textos no formato do Microsoft Word 2003 ou 2007 (extensão .doc ou .docx) de discentes e docentes vinculados e vinculadas a núcleos e grupos de pesquisa de programas de pós-graduação dentro do âmbito das áreas das ciências humanas e das ciências sociais e afins, desde que a temática esteja vinculada com Gênero, Feminismos e Diversidade Sexual. Os textos devem ser submetidos pelo portal da Revista mediante cadastro e criação de login e senha.

Serão aceitos textos redigidos em português e espanhol, devendo primar por uma linguagem clara, fluente e inclusiva de gênero e obedecer às normas ortográficas vigentes no país de origem.

Artigos deverão ter preferencialmente um autor ou autora, permitindo artigos com até três autores e autoras (máximo). Resenhas deverão ter obrigatoriamente apenas um autor ou autora, bem como os relatos de experiências.

Quando forem utilizadas imagens, os autores e autoras deverão estar conscientes de que a utilização das mesmas pode implicar na busca de uma declaração ou autorização de uso, sendo isso de responsabilidade da autora ou autor do texto.

Os textos não deverão exceder 18 páginas (incluída a lista de referências) para artigos científicos e 4 páginas para resenhas e deverão seguir as seguintes especificações de configuração:

  • O layout de página deverá estar configurado em papel A4, com as margens superior e esquerda definidas em 3 cm e as margens inferior e direta em 2 cm.
  • Os textos deverão utilizar fonte Arial em tamanho 11pt, com espacejamento entrelinhas de 1,5 e recuo de 1,5 cm na primeira linha nos parágrafos.
  • O conteúdo do texto deve ser dividido em tópicos e, eventualmente, subtópicos não numerados, em negrito, sem recuo de primeira linha, espacejamento entrelinhas de 1,5, 12pt antes e 6pt depois. Os tópicos do desenvolvimento são de livre atribuição nominal do autor ou autora e devem ser obrigatoriamente antecedidos pela introdução e seguidos pelas considerações finais e a lista de referências.
  • Todas as indicações de referências utilizadas no corpo do texto deverão vir em nota de rodapé no sistema autor-data de acordo com a norma NBR 10.520. A primeira referência de determinada obra deverá vir completa e as seguintes utilizarão o modelo SOBRENOME, ANO, PÁGINA. Não deverão ser utilizadas expressões latinas tais como idemibidemopus citatum em caso de repetição de referência. Exemplo:
_________________
1 MUSSKOPF, André S. Via(da)gens teológicas - Itinerários para uma teologia queer no Brasil. São Paulo: Fonte Editorial, 2012.
2 MUSSKOPF, 2012, p. 37.
3 GIORDANO, Alessandra. Contar histórias: um recurso arteterapêutico de transformação e cura. São Paulo: Artes Médicas, 2007, p. 73.
4  GIORDANO, 2007, p. 12.
 
  • Citações diretas: As citações diretas de até 3 (três) linhas deverão estar no corpo do texto entre aspas (""), acompanhando a configuração dos parágrafos. As citações diretas com mais de 3 (três) linhas deverão ser apresentadas em paragrafação especial: recuo esquerdo de 4 cm, sem recuo de primeira linha, em espacejamento entrelinhas simples, espacejamento entre parágrafos no modo automático, fonte Arial tamanho 10pt, sem a utilização de aspas no início e no final da citação.
  • A lista de referências deverá seguir a seguinte formatação:  espacejamento entrelinhas simples, alinhamento à esquerda, espacejamento entre parágrafos no modo automático. Somente deverão ser listadas as referências que foram efetivamente indicadas no corpo do texto.
  • Tabelas, gráficos, quadros e figuras deverão seguir as orientações da NBR 6029. Estes elementos deverão estar inseridos no corpo do texto.
  • Transcrições de entrevistas: recuo esquerdo de 2 cm, sem recuo de primeira linha, em espacejamento entrelinhas simples, fonte Arial tamanho 10pt, com aspas e em itálico:

“Os maiores desafios para quem estão maduros e quer fazer a obra e a forma como estamos inseridos no sistema, quenão abre espaço para desenvolver um trabalho conformeentendemos se estamos sob o comando de líderes, somosdirecionados por eles, então o maior desafio é ficar apenas como nome pastora” (Entrevistada, 58 anos, e 51 anos comomembro da Congregação).

 

  • Demais questões seguirão as especificações da ABNT.

- A primeira página deve conter obrigatoriamente os seguintes itens:

  • Título em português, centralizado, negrito, com fonte Arial tamanho 12pt.
  • Título em inglês, centralizado, com fonte Arial tamanho 11pt.
  • Nome do(s) autor(es) ou autora(s) no canto direito, seguido de uma nota de apresentação no rodapé em asterisco (*). Esta nota de apresentação deverá conter os seguintes itens: Nome completo. Titulação. Vinculação Institucional. E-mail para contato.
  • Um resumo de 100 a 250 palavras, seguindo as regras gerais de apresentação dispostas na NBR 6028, acompanhado de três a cinco palavras-chave que representem o conteúdo do texto.
  • Tradução em língua estrangeira (inglês) do resumo (Abstract) e das respectivas palavras-chave (Keywords)
  • O resumo e as palavras-chave (assim como o abstract e as keywords) deverão ser separadas por um espaço simples da indicação de autoria e entre si e deverão utilizar espacejamento entrelinhas simples, sem recuo de primeira linha e fonte Arial tamanho 11pt.

- Exemplos de indicação de referências:

Observação: As indicações não exemplificadas aqui seguirão as especificações propostas pela NBR 6023.

 Livro:

GEBARA, Ivone. O que é teologia feminista. São Paulo: Brasiliense, 2007.

WOOLF, Virginia. Un cuarto próprio. Cidade do Mexico: Colofon, 2012.

Artigo:

NEUENFELDT, Eliane G.  Práticas e experiências religiosas de mulheres no Antigo Testamento: considerações metodológicas. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 46, n. 1, p. 79-93, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www3.est.edu.br/publicacoes/estudos_teologicos/vol4601_2006/et2006-1f_eneuenfeldt.pdf. Acesso em: 23 out. 2012.

STRECK, Valburga Schmiedt; BLASI, Marcia . Questões de Gênero e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. Estudos Teológicos, São leopoldo, v. 49, n. 2, p. 222-240, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/84/78. Acesso em: 10 jul. 2020.

Capítulo de livro:

GEBARA, Ivone. As epistemologias teológicas e suas consequências. In: NEUENFELDT, Eliane; BERGSCH, Karen; PARLOW, Mara (Orgs.). Epistemologia, violência, sexualidade: olhares do II Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. São Leopoldo: Sinodal, 2008.

PEREIRA, Nancy Cardoso. O papel é paciente, a história não é: cotidiano sagrado, educação e diversidade religiosa no Brasil. In: OLIVEIRA, Lilian; CECCHETTI, Elcio; CESARO, Rosa Assunta de. (Orgs.).Cultura e Diversidade Religiosa na América Latina - Pesquisas e perspectivas pedagógicas. Blunemau: Edifurb, 2009. 

Trabalhos em eventos científicos:

BRÍGIDO, Maria Aparecida da Silveira. Depressão e Alcoolismo Feminino. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ACONSELHAMENTO E PSICOLOGIA PASTORAL, 7, 2011, São Leopoldo. Anais [...], São Leopoldo: Faculdades EST, 2011. p. 63-68. (CD-ROM).

PERFEITO, Alba Maria. Leitura e análise lingüística: Editoriais. In: CELLI - COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 3, 2007, Maringá. Anais [...], Maringá, 2009. p. 1112-1124. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/005.pdf. Acesso em: 24 set. 2011.

Dossiê

Publica textos que contemplem a temática proposta pelo Conselho Editorial para cada edição. Os temas e os respectivos prazos de submissão de artigos são previamente anunciados na página de notícias da revista.

Regras gerais: artigos não deverão exceder 18 páginas (incluída a lista de referências). A primeira página deve conter obrigatoriamente os seguintes itens: a) Título em português ou espanhol; b) Título em inglês; c) Resumo de 100 a 250 palavras + 3 a 5 palavras-chave; d) Tradução em língua estrangeira (inglês) do resumo (Abstract) e das palavras-chave (Keywords). Para demais questões a respeito de forma, acesse as diretrizes para autores e autoras

Artigos diversos

Com caráter interdisciplinar, publica textos dentro do âmbito das áreas das ciências humanas e das ciências sociais e afins, desde que a temática esteja vinculada com Gênero, Feminismos e Diversidade Sexual, em diálogo com Teologia e disciplinas que se ocupam com o estudo das religiões. 

Regras gerais: artigos não deverão exceder 18 páginas (incluída a lista de referências). A primeira página deve conter obrigatoriamente os seguintes itens: a) Título em português ou espanhol; b) Título em inglês; c) Nome do(s) autor(es) ou autora(s), com apresentação pessoal em nota de rodapé (titulação, vínculo institucional, e-mail); d) Resumo de 100 a 250 palavras + 3 a 5 palavras-chave; e) Tradução em língua estrangeira (inglês) do resumo (Abstract) e das palavras-chave (Keywords). Para demais questões a respeito de forma, acesse as diretrizes para autores e autoras

Relatos de experiência

Publica relatos de experiência e de vida relacionados às temáticas da Revista.

Regras gerais: com até 8 páginas, deve conter um título próprio e apenas uma pessoa autora, indicando breve apresentação pessoal em nota de rodapé (titulação, vínculo institucional e e-mail). Não é necessário resumo ou palavras-chave e o texto não necessita ser subdivido em tópicos. Havendo citação direta ou indireta, e para demais questões a respeito de forma, deve-se seguir as diretrizes para autores e autoras

Entrevistas

Publica entrevistas inéditas com pessoas que atuam e dialogam com as temáticas centrais da Revista. 

Regras gerais: as entrevistas não devem exceder 8 páginas. Logo após o título, deve conter uma breve apresentação da pessoa entrevistada, bem como da data e forma que foi concedida a entrevista (e-mail, telefone, presencial etc.). Para demais questões a respeito de forma, deve-se seguir as diretrizes para autores e autoras

Memórias

Publica textos escritos in memoriam de uma pessoa que atuava e/ou dialogava em vida com as temáticas centrais da Revista.

Regras gerais: com até 8 páginas, deve conter título próprio e apenas uma pessoa autora, indicando breve apresentação pessoal (titulação, vínculo institucional e e-mail). Não é necessário resumo ou palavras-chave e o texto não necessita ser subdivido em tópicos. Para demais questões a respeito de forma, deve-se seguir as diretrizes para autores e autoras.  

Resenhas

Publica resenhas de livros que dialogam com as temáticas centrais da Revista. 

Regras gerais: com até 4 páginas, deve conter um título próprio e apenas uma pessoa autora, com breve apresentação pessoal em nota de rodapé (titulação, vínculo institucional e e-mail). A referência completa do livro deve ser indicada também em nota de rodapé. Não é necessário resumo ou palavras-chave e o texto não necessita ser subdivido em tópicos. Havendo citação direta ou indireta, e para demais questões a respeito de forma, deve-se seguir as diretrizes para autores e autoras

Documentos

Publica documentos relacionados às temáticas centrais da Revista. 

Regras gerais: o documento deve ser publicado na íntegra, indicando fonte original e completa. Para demais questões a respeito de forma, deve-se seguir as diretrizes para autores e autoras

Expressões artísticas e culturais

Publica expressões artísticas e culturais (poemas, músicas, poesias, ilustrações, quadrinhos etc.), desde que contempladas as políticas e temas centrais da Revista.

Regras gerais: deve conter título próprio e breve resumo da obra, bem como apresentação da autoria. Para demais questões a respeito de forma, deve-se seguir as diretrizes para autores e autoras

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.