Sororidade em Marcela Lagarde y de los Ríos e Experiências de Vida e Formação em Marie-Christine Josso e algumas reflexões sobre o saber-fazer-pensar nas Ciências Humanas.

Autores/as

  • Márcia Regina Becker
  • Carla Melissa Barbosa

Palabras clave:

Estudos feministas., Experiências de vida. Mulheres. Pesquisa científico-acadêmica. Sororidade.

Resumen

Este artigo contempla reflexões oriundas do diálogo entre o conceito de sororidade e o de experiências de vida e formação. Nosso objetivo é construir subsídios para (re)pensar tanto a postura ética e política como caminhos metodológicos em pesquisas científico-acadêmicas realizadas com/entre mulheres.Este trabalho se justifica na luta pela desconstrução do patriarcado, trazendo a sororidade no centro do debate como uma postura tanto ética como estética nas relações que as mulheres estabelecem entre si. Compreendemos as narrativas que contemplam experiências de vidae formação como sendo importante instrumento para a prática sororal. Com as reflexões que trazemos, buscamos aquarelar novos horizontes nas relações entre mulheres e muito especialmente no meio acadêmico.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Becker, M. R., & Barbosa , C. M. (2021). Sororidade em Marcela Lagarde y de los Ríos e Experiências de Vida e Formação em Marie-Christine Josso e algumas reflexões sobre o saber-fazer-pensar nas Ciências Humanas. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 2(2), 243–256. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/453