A jornada criativa da Feira das Manas em contexto de COVID-19

Autores/as

Palabras clave:

Empoderamento feminino, Economia criativa, Feira, Redes sociais on-line, COVID-19.

Resumen

A Feira das Manas, iniciada em 2018, se firmou como um movimento pelo empoderamento feminino e se expandiu, a partir das redes sociais, para o ambiente urbano. Este artigo realiza uma bricolagem metodológica entre técnicas de pesquisa netnográfica e entrevistas, adaptando a pesquisa científica à realidade de afastamento social em razão da pandemia de COVID-19. Buscou-se reconstruir, em especial, a jornada das feirantes por empoderamento feminino, iniciada na Internet, materializada em uma feira exclusivamente feminina, formada por artesãs e pequenas produtoras na cidade de Palmas/TO. As Manas, como se denominam as componentes da feira, se adaptaram à nova realidade ante a pandemia e utilizaram a solidariedade e a organização coletiva para superar os desafios sociais e econômicos impostos pela suspensão dos eventos coletivos entre 2020 e 2021, na cidade.

Biografía del autor/a

Juliana Castilho, Universidade Federal do Tocantins/Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Bacharel em Ciências Sociais (UFG), Mestre em Sociologia (UFG) e Doutoranda em Ciências do Ambiente (UFT). Atua como professora de Sociologia desde 1999. É professora EBTT, concursada do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia no Tocantins desde 2011, junto aos cursos de Licenciatura em Letras, Educação Física e Matemática. Atua principalmente nos temas: Gênero, diversidade, cultura, etnicidade, trabalho e educação.

Marina Haizenreder Ertzogue, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em História (PUCRS), Mestre em História (PUCRS) e Doutora em História Social (USP). Atualmente é professora Titular e Leciona no curso de História na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente (CIAMB) Mestrado e Doutorado. UFT. Docente do curso de Pós-Graduação História das Populações Amazônicas-UFT (Mestrado profissional em História). Atua principalmente nos seguintes temas: gênero, cultura e ambiente, memória, imagens e história das sensibilidades, imprensa literária. História Ambiental, barragens, pulações ribeirinhas.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Castilho, J., & Haizenreder Ertzogue, M. (2023). A jornada criativa da Feira das Manas em contexto de COVID-19. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 9(1), 205–223. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/2122