Gênero e polícia militar

Aproximações entre a performance em Butler e os tipos psicológicos de Jung

Autores/as

  • Emília Poderoso UFS

Palabras clave:

Categorização, Performatividade de gênero, Teoria Junguiana

Resumen

O presente artigo tem por finalidade propor uma aproximação entre os conceitos de performance de gênero em Butler e a tipologia psicológica de Jung na estruturação da personalidade e atuação dos indivíduos no contexto laboral, para além dos conceitos cristalizados de gênero. Para esse diapasão, realizamos um estudo teórico de dois autores (Butler e Jung), considerando a interface do ambiente profissional da polícia militar. A análise apontou para uma aproximação entre os conceitos de Butler e Jung, com a identificação do corpo como instrumento de atuação simbólica de um “fazer” através da repetição estilizada de atos e de uma tipologia modal relacionada a profissão, bem como uma fluidez na perspectiva identitária dos sujeitos (homens e mulheres), para além das categoriais fixas/estruturais de gênero, considerando as características de personalidade como parte inerente da constituição dos indivíduos e sujeitos a mudanças e incorporações de novos modos de “ser” e “agir”. Consideramos por este conduto, que estudos que visem contribuir e analisar contextos sociais desiguais, como ocorre em relação ao gênero nos ambientes profissionais, fomentando olhares que visem minimizar tais desigualdades, são de extrema relevância social, bem como para o campo científico, principalmente se considerarmos a formulação de futuras ações e propostas interventivas nesses ambientes profissionais.

Biografía del autor/a

Emília Poderoso, UFS

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia, Mestra em Psicologia Social, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Publicado

2023-01-07

Cómo citar

Poderoso, E. (2023). Gênero e polícia militar: Aproximações entre a performance em Butler e os tipos psicológicos de Jung. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 8(2), 155–168. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/1893