A vida em um baú

A vida de mulheres descendentes de imigrantes alemães no sul no Brasil

Autores

  • Marcia Blasi Faculdades EST / Federação Luterana Mundial

Palavras-chave:

História de vida, Mulheres, Presença luterana

Resumo

 

Resumo

Este artigo busca, através da história de vida de uma mulher descendente de imigrantes alemães no sul do Brasil, evidenciar como a cultura, as tradições e a religiosidade moldaram as identidades e os papéis sociais das mulheres nas colônias rurais, onde o trabalho braçal era essencial para a sobrevivência. Através de um estudo de caso, o artigo discute a divisão sexual do trabalho, o controle patriarcal sobre o corpo das mulheres, e o papel delas na educação e vida comunitária, ilustrando como a religiosidade e cultura influenciaram suas vidas. Analisa ainda como as experiências dessas mulheres foram moldadas por desafios e conquistas dentro de um contexto patriarcal, revelando a importância de historiografar suas vivências para construir uma compreensão justa e inclusiva da sociedade e da história luterana no Brasil.

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Marcia Blasi, Faculdades EST / Federação Luterana Mundial

Dra. em Teologia pelo PPG da Faculdades EST, professora da Faculdades EST e Executiva do Programa de Justiça de Gênero da Federação Luterana Mundial.

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

Blasi, M. (2024). A vida em um baú: A vida de mulheres descendentes de imigrantes alemães no sul no Brasil. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 10(1), 8–18. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/3026